Um recorde foi quebrado no GP de atletismo que aconteceu no Estádio Olímpico do Pará, em Belém. A pernambucana Keila Costa conseguiu a melhor marca do mundo na temporada 2007, com 6,88m, no salto em distância feminino. Com este feito além da medalha de ouro, a pernambucana tornou-se a nova líder do ranking mundial superando em seis centímetros a norte-americana Akiba McKinney, até então dona da melhor marca do ano.

Na última semana, no GP de Fortaleza a atleta já havia quebrado sua marca pessoal. Seu melhor salto era, até então, os 6,81m. "Não tenho limites, estou a busca de saltar sete metros e sei que isso está pertinho, pode acontecer até antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho", contou a confiante atleta.

Duas cubanas completaram o pódio da prova. Em segundo lugar ficou Yargelis Savigne, que saltou 6,59m. Yudelkis Fernandez recebeu o bronze após atingir 6,41m.

No salto triplo, Jadel Gregório também se consagrou o melhor do ano.

Pan-Americano
A Delegação Brasileira nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 está estimada em 699 atletas, sendo 389 homens e 310 mulheres, além de 267 oficiais, totalizando 966 membros.
Esta é a maior delegação brasileira da história esportiva do Brasil. Anteriormente, o maior número era referente aos Jogos Pan-americanos Santo Domingo 2003, quando a delegação foi composta por 721 membros, sendo que 479 atletas representaram o país.

A categoria que mais leva competidores ainda é o Attletismo com 83 vagas, sendo 39 para o feminino e 44 para o masculino.