Estão abertas até o dia 30 de junho, as inscrições para o Programa Unibral, de Parcerias Universitárias entre o Brasil e a Alemanha. O programa é realizado em conjunto com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, Daad, órgão do Ministério da Educação e Pesquisa da República Federal da Alemanha e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes/MEC.

As propostas devem priorizar o potencial acadêmico e o impacto profissional que será proporcionado aos estudantes de ambos os países. Além disso, devem ter caráter inovador e privilegiar o efeito multiplicador do conhecimento.

As equipes participantes devem ser compostas de, pelo menos, dois doutores. O coordenador do projeto deverá ser um professor brasileiro de reconhecida competência na área, com título de doutor há pelo menos quatro anos. Cada proposta deve ter duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Financiamento – Os projetos selecionados serão implementados em fevereiro de 2008. A Capes é responsável pelo financiamento de professores e estudantes brasileiros que têm direitos ao seguro-saúde e passagens aéreas. Além disso, é encarregada do pagamento de auxílio-instalação e bolsa mensal no valor de 600 euros para os universitários e diárias para os professores. Mais informações e as inscrições estão na página http://www.capes.gov.br/editais/abertos/unibral.html.