A coordenação do curso de Farmácia da Faculdade Asces, em parceria com a Secretaria da Criança, Adolescente e Políticas Sociais de Caruaru, estão levando saúde às comunidades carentes do município, através dos projetos de extensão: detecção de doenças infectocontagiosas parasitárias, plantas medicinais nas comunidades e praticando ciência.

O trabalho iniciou no segundo semestre de 2011 e no início deste mês de abril de 2012, foi realizada a primeira ação do ano, na comunidade de Taquara, Alto do Moura. O professor Risonildo Cordeiro, do curso de Farmácia, falou sobre esta primeira intervenção e sobre a recepção dos moradores. “Realizamos a ação com uma grande presença da comunidade interessada nos esclarecimentos, entrega de material para realização de exames laboratoriais e assistência através da orientação pedagógica. Depois será realizado um encaminhamento dos membros da comunidade, quanto aos tratamentos e as suas preventivas em relação às parasitoses”, explicou o professor Cordeiro.

Nesta quinta-feira (19/04), foi a vez da população do distrito de Pau Santo, receber as orientações dos estudantes dos cursos de Farmácia e Biomedicina, com a participação dos assistentes do Projovem Adolescente de Caruaru. Neste primeiro contato, o professor Risonildo passou informações sobre a prevenção de parasitoses, os estudantes de Farmácia falaram sobre a eficácia e utilização correta de plantas medicinais e os estudantes de Biomedicina aferiram a pressão arterial dos presentes.

Lilian Oliveira, Assistente Social do Centro de Referência a Assistência Social – CRAS, comenta sobre a importância desse tipo de projeto para as comunidades carentes da Zuna Rural. “Para a comunidade da Zona Rural de Caruaru, essas visitas são muito interessantes, pois eles ainda sofrem com a falta de informação. Desenvolver parcerias para suprir essa deficiência é um ótimo caminho e trazer uma instituição de ensino superior é ainda melhor. A Faculdade trabalha com a informação da prevenção, resultando numa melhor qualidade de saúde para população local”, explicou Lilian.

Para a estudante do 4º período do curso de Farmácia da Asces, Nayara Araújo, participar do projeto é satisfatório por está ajudando pessoas menos favorecidas. “Esse trabalho é importante porque estamos contribuindo para melhorar a saúde da comunidade. Em um dos projetos tentamos modificar certos hábitos antigos da utilização errada de plantas, ervas e chás. Com uma simples explicação modificamos essa conduta, em outro projeto trazemos os jovens para conhecer a faculdade e despertar o interesse por uma profissão e os estudos”, comentou Nayara Araújo.

As próximas ações estão previstas para acontecer ainda neste mês de abril, uma delas, é retornar a comunidade de Taquara com os resultados dos exames colhidos com a população e a outra, será a visita à comunidade de Itaúna, Zona Rural da Cidade.