Recordista mundial em quatro provas de natação em 1999, no México, quando tinha apenas 17 anos. Em Atenas, na Grécia, ouro no revezamento 4x50m medley e prata no 4x50m livre. Com aproximadamente 100 títulos internacionais e mais de duzentas conquistas em toda a sua carreira como nadador profissional, Luís Silva, 25, atleta Paraolímpico, é uma das promessas para a natação no ParaPan de 2007. No dia sete de maio ele realizou palestra e apresentou suas técnicas e habilidades aos alunos do sétimo período de Educação Física da Asces.

Portador de uma deficiência congênita de má-formação dos membros inferiores e do braço direito, Luís Silva pratica natação desde 1995. Especialista nos 50 metros livre e borboleta, ele treina aproximadamente quatro horas por dia, de segunda a sábado. “Descobri meu potencial através da prática do próprio exercício. Comecei a nadar para ocupar meu tempo enquanto esperava minha irmã fazer aula de balé. Tenho uma vida normal e faço o que qualquer pessoa faz. Acredito que o trabalho que desenvolvemos mostra que não só no esporte o deficiente pode ser um vencedor”, disse o atleta.

A iniciativa de trazer o medalhista Paraolímpico ao Campus Tabosa de Almeida foi do professor da disciplina de Teoria e Metodologia dos Esportes Adaptados, Willian Smethurst. “Nossa expectativa é que seja criada uma cultura local para esportes adaptados e a Asces está trabalhando para que, futuramente, possa se tornar referência”, declarou.