BACHARELADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

O bacharel em Educação Física é o profissional da área de saúde, especialista em atividades físicas nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais. O bacharel em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional nos campos de intervenção de Avaliação e Prescrição de Exercícios (Preparação Física e Avaliação Física), Atividade Física na Promoção da Saúde (Orientação de Atividades Físicas), Gestão e Promoção do Lazer (Recreação em Atividade Física e Organização de Eventos) e Gestão e Treinamento Esportivo (Gestão Esportiva e Treinamento Esportivo).

A partir de 2022 os alunos ingressantes passarão a cursar a graduação em Educação Física (Etapa comum até o 4ºperíodo e Etapa específica a partir do 5ºperíodo).
Nesse sentido, de acordo com a Resolução 06/2018, o Curso de Graduação em Educação Física terá uma Etapa comum de dois anos e uma etapa específica de mais dois anos. Funcionará da seguinte forma: até o quarto período os estudantes irão permanecer em um único curso. A partir do quinto período ele segue na etapa específica do Bacharelado, podendo também num período de quatro anos sair com os dois cursos e atuar em todas as áreas da Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).
O curso de Graduação em Educação Física da Asces-Unita tem 3.400h com integralização de 4 anos, 680h de estágio supervisionado, 340 horas de estudos integrativos e 340 de creditação de extensão. O restante da Carga-horária é distribuída nas disciplinas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura de Movimento, técnico-científica, sócio antropológicas e histórico-filosóficas.
  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.171, do Ministério da Educação, publicada em 05/11/03.
  • Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/2021.
  • Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Referência

DIFERENCIAIS

Referência no país para a intervenção na área da saúde, a formação do curso contempla a avaliação, prescrição e supervisão de exercícios físicos com atendimento individualizado (personal Trainer) como também a promoção da atividade física comunitária. Destacam-se também os campos do lazer e do esporte. Neles, são construídas bases sólidas para o treinamento e preparação física e técnica de atletas e equipes; iniciação esportiva; recreação e entretenimento; gestão de projetos esportivos, além do incentivo ao empreendedorismo.

SOBRE O CURSO

Educação Física é o termo usado para designar o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos, estudando a ação humana, tanto do ponto de vista motor quanto social.

Em muitos países do mundo ocidental, incluindo o Brasil, a Educação Física também é um componente curricular no ensino fundamental e médio destinada a transmissão e re-elaboração das culturas corporais. Desde a década de 1980, principalmente, a preocupação com um estilo de vida saudável levou a Educação Física a ser requisitada de maneira mais geral; o que por sua vez provocou uma maior aproximação quanto à ciência do que antes era uma técnica de origens não-científicas, e uma maior necessidade de qualificação por parte dos profissionais da área.

Um dos principais fundamentos da profissão é quanto ao objetivo de desenvolver a motricidade geral do educando, visando o ensino e o aprimoramento de capacidades motoras de base, bem como habilidades específicas, no que concerne às técnicas de movimento. O profissional da Educação Física necessita de um curso superior, durante o qual estudará os aspectos fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores da atividade física como também suas dimensões sociais e psicomotoras.

No Brasil, os profissionais da Educação Física têm no Conselho Federal de Educação Física, CONFEF, o órgão principal de organização, normatização e apoio das atividades pertinentes a sua área de atuação. A Asces-Unita pensando no desenvolvimento humano trouxe o primeiro bacharelado da área no Norte-Nordeste do Brasil, autorizado pelo MEC através da Portaria n.º 3.171, publicada em 31/10/2003. As primeiras turmas começaram a funcionar no ano de 2004.

São oferecidas 100 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

1º semestre50 vagas (noite)
2º semestre50 vagas (manhã)

Campo de Atuação
Atua em academias, empresas, hospitais, clínicas, centros comunitários, hotéis, associações, parques, federações, clubes, centro de treinamento esportivo, instituições públicas e privadas que promovam atividades físicas. O Profissional de Educação Física poderá atuar nos espaços onde promovam a prática da atividade física seja no âmbito da Promoção da Saúde, do Esporte e do Lazer, sendo estes: academias de ginástica e musculação, clubes e associações esportivas e de lazer, empresas públicas e privadas, parques e praças públicas, hospitais, hotéis, condomínios, centros de estética, SPA’s, asilos, centros e laboratórios de pesquisas, dentre outros. Planeja e organiza eventos esportivos, bem como presta serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizando treinamentos especializados e elaborando informes técnicos e científicos nas áreas de atividades físicas e do desporto, além de trabalhar com marketing esportivo.

Asces Unita possui o primeiro Campus Desportivo Universitário do interior do Norte-Nordeste do Brasil, com amplas instalações desportivas adequadas à prática de esportes e de atividades recreativas. Atualmente existem: piscina semi-olímpica; quadra poliesportiva coberta e quadras de futebol de salão, basquete e tênis; salas de musculação, de dança e de lutas marciais; Campo de futebol e pista de atletismo.

Os laboratórios de Saúde são também utilizados pelos alunos de Educação Física, sobretudo os de Anatomia e Fisiologia além dos laboratórios de Cineantropometria, Cineologia e Biomecânica.

PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 

Coordenação do Curso: Profª Roberta de Granville Barboza

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Alison Oliveira da Silva http://lattes.cnpq.br/3902931300437589Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduações em Educação Física e em Licenciatura em Educação Física.HoristaTeoria e Metodologia das Atividades Físicas na Natureza05 anos de experiência no ensino superior.Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física (PAPGEF) UPE/UFPB .
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
Integral-18 anosProfessora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de
Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Ana Paula Rodrigues Figueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702Doutora em Educação Mestrado em Educação
Especializações em Educação Física Escola, em MBA em Gestão Escolar, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física
ParcialFundamentos da Gestão Educacional11 anosGraduada com Licenciatura Plena em Educação Física, é professora das redes estadual de PE e do município de caruaru, tendo experiência na educação Básica e no Ensino Superior.
Diego Santiago Freire Sousa http://lattes.cnpq.br/8343437333113998Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduado em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia dos Esportes Aquáticos06 anos atuando no ensino superiorMembro do Grupo de Pesquisa em Saúde e Esportes (ASCES - UNITA); Possui experiência na área de treinamento de força e treinamento esportivo, atuando também como Personal Trainer; Atualmente é Docente do Curso de Ed. Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA); Prof. Orientador do Núcleo Esportivo e do estágio supervisionado em Esportes Coletivos do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA).
Flávio Miguel Archanjo http://lattes.cnpq.br/3725930156115576Doutor em Educação
Mestre em Educação Especialização em Educação Física Escolar Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física
Parcial-20 anosÉ Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, já atuou na Faculdade Saleziana do Recife e já atuou também como coordenador de Curso da Faculdade de Goiana.
Humberto José Gomes da Silva http://lattes.cnpq.br/4922345197452562Mestre em Educação Físca Especialização em Avaliação da Performance Humana Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e EsportesParcial-10 anosAlém da experiência no ensino superior, tem atuação em academias de ginástica. Mestre em Educação Física (UPE/UFPB). Possui graduação em Licenciatura
Plena em Educação Física e Esportes pela Universidade Federal de
Pernambuco. Especialização em Avaliação da Performance Humana, ESEF. Tem
experiência na área de Educação Física, com ênfase em Obesidade,
Bioestatística, Fisiologia do Exercício, Treinamento de força e Avaliação Cineantropométrica.
Marcela Natália Lima de Figueiredo http://lattes.cnpq.br/4028748781963247Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduada em Educação FísicaHoristaTeoria e Metodologia da Recreação e lazer04 anos no ensino superiorAtualmente é professora no curso de Graduação em Educação Física da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Ténico/ Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), como também o curso de Graduação da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).E professora do Ensino Médio Integrado ao Técnico (Mediotec) do SENAC/PE. É membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) da ESEF/UPE desde 2012. Atua na área da Educação, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais; Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer; Ludicidade; Jogos; Recreação; Lazer; Metodologia da Pesquisa; Didática; Educação Física Escolar; Prática Pedagógica; História da Educação Física; Esportes de Aventura e da Natureza.
Marcos Túlio de Sá http://lattes.cnpq.br/8131928325276663Mestre em Actividade Física e Saúde
Especialização em Actividade Fìsica e Saúde Graduado em Educação Física
HoristaEducação Física Especial e Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos III10 anosEx coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física da Asces-Unita (2016-2018). Docente da Asces-Unita nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Juiz de Linha Internacional de Badminton com atuação em quatro torneios internacionais, dentre eles uma Olimpíada. Tem experiência docente na área de treinamento escolar, atividade física para grupos especiais, esportes na natureza, treinamento esportivo, como também atividade física em empresas (GL). Atualmente coordena os projetos de extensão: Prática e Treinamento Esportivo para pessoas com Deficiência (PROTED), desde 2013.
Roberta de Granville Barboza http://lattes.cnpq.br/7529601152586870Mestrado em Educação Especialização em Especialização Em Educação Física Escolar Graduação em Licenciatura Plena Em Educação FísicaParcial-19 anosProfessora de Educação Física. Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela ESEF-UPE. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutoranda em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB. Professora Assistente da ESEF/UPE. Membro do Grupo de Pesquisa Ethnós da ESEF/UPE. Professora Assistente do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Membro do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher Elma Novais - ASCES/UNITA
Viviane Maria Morais de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6269213178761113Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Especialização em AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE HUMANA e Graduação em Licenciatura plena em Educação Física.Horista-08 anosAtualmente compõe o corpo docente dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física no Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces/UNITA, desde o ano de 2014. Atuou como professora substituta no curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Pernambuco (2018 - 2020), fez parte do corpo docente dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia na UNIFAVIP WYDEN (2018 - 2019). Tem experiência na área de Métodos e Técnicas de Ensino e em Dança, com destaque na técnica de ballet clássico e danças tradicionais do Nordeste. Atua como coordenadora da Pós-Graduação em Ensino do Balé Clássico (Faculdade IDE - Recife), como coordenadora do projeto de extensão - Dança no Agreste- no Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces/UNITA. (Texto informado pelo autor)
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.481,62
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.259,38
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.333,46

* Na matrí­cula do Curso de Educação Fí­sica incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Coordenação: Roberta de Granville

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Rodrigues FIgueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702Doutora em Educação Mestrado em Educação
Especializações em Educação Física Escola, em MBA em Gestão Escolar, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física
ParcialFundamentos Histórico-filosóficos da educação física10 anosGraduada com Licenciatura Plena em Educação Física, é professora das redes estadual de PE e do município de caruaru, tendo experiência na educação Básica e no Ensino Superior
Fabrício Andrade Martins Esteves http://lattes.cnpq.br/4226021213549098Doutor em Biologia Aplicada a Saúde
Mestre em Bioquímica e Fisiologia Graduada em Biomedicina
ParcialLeitura e produção de textos16 anosExperiência em gestão de laboratório público municipal (Prefeitura do Recife, Laboratório Municipal de Saúde Pública, Diretor).
Experiência Clínica em Banco de sangue e agência transfusional (Universidade de Pernambuco- CISAM, 13 anos, Biomédico), Experiência em análises bioquímicas, hematológicas, uroanálises (Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura de Olinda, Biomédico, 12 anos), Experiência profissional em diagnóstico molecular de doenças virais e biologia molecular de vírus respiratórios (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco - LACEN/PE - 1 ano). Experiência em programas de pós-graduação lato sensu (CCE cursos, ICOM cursos).
Flávio Miguel Archanjo http://lattes.cnpq.br/3725930156115576Doutor em Educação
Mestre em Educação Especialização em Educação Física Escolar Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física
ParcialBioquímica básica20 anosÉ Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, já atuou na Faculdade Saleziana do Recife e já atuou também como coordenador de Curso da Faculdade de Goiana.
Gêssyca Adryene Menezes http://lattes.cnpq.br/7703567589567885Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Graduada em FisioterapiaHoristaAnatomia Humana6 anosFisioterapeuta, docente, anatomista, massoterapeuta, auriculoacupunturista e reikiana (Reiki nível III). Atualmente é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) e por ser anatomista tem experiência em diversas áreas que envolvam anatomia, como: anatomia humana, anatomia palpatória, anatomia clínica, anatomia do aparelho locomotor, neuroanatomia e anatomia radiológica. Tem experiência nas diversas áreas da Fisioterapia, atuando desde as áreas de Fisioterapia Traumato-ortopédica, Reumatológica, Geriátrica, Dermatofuncional, Neurofuncional (Adulto e Pediátrica) e até a Uroginecológica. Realiza pesquisas que envolvam os seguintes temas: cefaleia, crianças e adolescentes, qualidade de vida, anatomia, fisiologia, acupuntura e reiki.
Humberto José Gomes da Silva http://lattes.cnpq.br/4922345197452562Mestre em Educação Físca Especialização em Avaliação da Performance Humana Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e EsportesParcialInformática instrumental10 anosAlém da experiência no ensino superior, tem atuação em academias de ginástica. Mestre em Educação Física (UPE/UFPB). Possui graduação em Licenciatura
Plena em Educação Física e Esportes pela Universidade Federal de
Pernambuco. Especialização em Avaliação da Performance Humana, ESEF. Tem
experiência na área de Educação Física, com ênfase em Obesidade,
Bioestatística, Fisiologia do Exercício, Treinamento de força e Avaliação Cineantropométrica.
José Armando de Andrade http://lattes.cnpq.br/4101389437733962Mestre em Letras Graduado em LETRASParcialMetodologia do trabalho acadêmico15 anosProfessor assistente IV e Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da ASCES/UNITA. Tem pesquisas e interesse principalmente nos seguintes temas: linguagem, direito e filosofia; construção de categorias em textos jurídicos, relações entre a fala e a escrita, livro didático, gêneros textuais, redação escolar, aspectos linguístico-cognitivos nas relações de ensino aprendizagem e sobre a cognição linguística nos processos de aquisição ou desenvolvimento e
suas relações com a sintaxe.
Marcela Natália Lima de Figueiredo http://lattes.cnpq.br/4028748781963247Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduada em Educação FísicaParcialTeoria e metodologia do jogo e brinquedo da cultura popular03 anosAtualmente é professora no curso de Graduação em Educação Física da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Ténico/ Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), como também o curso de Graduação da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).E professora do Ensino Médio Integrado ao Técnico (Mediotec) do SENAC/PE. É membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) da ESEF/UPE desde 2012. Atua na área da Educação, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais; Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer; Ludicidade; Jogos; Recreação; Lazer; Metodologia da Pesquisa; Didática; Educação Física Escolar; Prática Pedagógica; História da Educação Física; Esportes de Aventura e da Natureza
Roberta de Granville Barboza http://lattes.cnpq.br/7529601152586870Mestre em Educação
Especialização m Educação Física Escolar Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física
IntegralFundamentos Filosóficos da Educação Física20 anosAlém de atuar como docente no ensino superior e na gestão cpomo coordenação de curso, foi professora de Educação Física na Educação Básica atuando em escolas públicas e privadas. Além de atuar como docente na Asces-Unita é também professora da Escola Superior de Educação Física da UPE.
Viviane Maria Morais de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6269213178761113Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Especialização em AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE HUMANA e Graduação em Licenciatura plena em Educação Física.ParcialTeoria e metodologia da dança08 anosAtualmente compõe o corpo docente dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física no Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces/UNITA, desde o ano de 2014. Atuou como professora substituta no curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Pernambuco (2018 - 2020), fez parte do corpo docente dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia na UNIFAVIP WYDEN (2018 - 2019). Tem experiência na área de Métodos e Técnicas de Ensino e em Dança, com destaque na técnica de ballet clássico e danças tradicionais do Nordeste. Atua como coordenadora da Pós-Graduação em Ensino do Balé Clássico (Faculdade IDE - Recife), como coordenadora do projeto de extensão - Dança no Agreste- no Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces/UNITA. (Texto informado pelo autor)

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