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BACHARELADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

O bacharel em Educação Física é o profissional da área de saúde, especialista em atividades físicas nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais. O bacharel em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional nos campos de intervenção de Avaliação e Prescrição de Exercícios (Preparação Física e Avaliação Física), Atividade Física na Promoção da Saúde (Orientação de Atividades Físicas), Gestão e Promoção do Lazer (Recreação em Atividade Física e Organização de Eventos) e Gestão e Treinamento Esportivo (Gestão Esportiva e Treinamento Esportivo).

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.171, do Ministério da Educação, publicada em 05/11/03.
  • Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 01, publicada em 09/01/2012.
  • Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Referência

DIFERENCIAIS

Referência no país para a intervenção na área da saúde, a formação do curso contempla a avaliação, prescrição e supervisão de exercícios físicos com atendimento individualizado (personal Trainer) como também a promoção da atividade física comunitária. Destacam-se também os campos do lazer e do esporte. Neles, são construídas bases sólidas para o treinamento e preparação física e técnica de atletas e equipes; iniciação esportiva; recreação e entretenimento; gestão de projetos esportivos, além do incentivo ao empreendedorismo.

SOBRE O CURSO

Educação Física é o termo usado para designar o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos, estudando a ação humana, tanto do ponto de vista motor quanto social.

Em muitos países do mundo ocidental, incluindo o Brasil, a Educação Física também é um componente curricular no ensino fundamental e médio destinada a transmissão e re-elaboração das culturas corporais. Desde a década de 1980, principalmente, a preocupação com um estilo de vida saudável levou a Educação Física a ser requisitada de maneira mais geral; o que por sua vez provocou uma maior aproximação quanto à ciência do que antes era uma técnica de origens não-científicas, e uma maior necessidade de qualificação por parte dos profissionais da área.

Um dos principais fundamentos da profissão é quanto ao objetivo de desenvolver a motricidade geral do educando, visando o ensino e o aprimoramento de capacidades motoras de base, bem como habilidades específicas, no que concerne às técnicas de movimento. O profissional da Educação Física necessita de um curso superior, durante o qual estudará os aspectos fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores da atividade física como também suas dimensões sociais e psicomotoras.

No Brasil, os profissionais da Educação Física têm no Conselho Federal de Educação Física, CONFEF, o órgão principal de organização, normatização e apoio das atividades pertinentes a sua área de atuação. A Asces-Unita pensando no desenvolvimento humano trouxe o primeiro bacharelado da área no Norte-Nordeste do Brasil, autorizado pelo MEC através da Portaria n.º 3.171, publicada em 31/10/2003. As primeiras turmas começaram a funcionar no ano de 2004.

São oferecidas 100 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

1º semestre50 vagas (noite)
2º semestre50 vagas (manhã)

Campo de Atuação
Atua em academias, empresas, hospitais, clínicas, centros comunitários, hotéis, associações, parques, federações, clubes, centro de treinamento esportivo, instituições públicas e privadas que promovam atividades físicas. O Profissional de Educação Física poderá atuar nos espaços onde promovam a prática da atividade física seja no âmbito da Promoção da Saúde, do Esporte e do Lazer, sendo estes: academias de ginástica e musculação, clubes e associações esportivas e de lazer, empresas públicas e privadas, parques e praças públicas, hospitais, hotéis, condomínios, centros de estética, SPA’s, asilos, centros e laboratórios de pesquisas, dentre outros. Planeja e organiza eventos esportivos, bem como presta serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizando treinamentos especializados e elaborando informes técnicos e científicos nas áreas de atividades físicas e do desporto, além de trabalhar com marketing esportivo.

Asces Unita possui o primeiro Campus Desportivo Universitário do interior do Norte-Nordeste do Brasil, com amplas instalações desportivas adequadas à prática de esportes e de atividades recreativas. Atualmente existem: piscina semi-olímpica; quadra poliesportiva coberta e quadras de futebol de salão, basquete e tênis; salas de musculação, de dança e de lutas marciais; Campo de futebol e pista de atletismo.

Os laboratórios de Saúde são também utilizados pelos alunos de Educação Física, sobretudo os de Anatomia e Fisiologia além dos laboratórios de Cineantropometria, Cineologia e Biomecânica.

PROFESSORES, DISCIPLINAS E LATTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA / 2019.1

Coordenação do Curso: Profª Roberta de Granville Barboza

ProfessoresDisciplinas
1.       Ana Maria Sá Barreto Maciel

 http://lattes.cnpq.br/8717591585501574

·         Psicologia do Esporte – 7º p
2.       Alecsandra Gomes de Lucena

           http://lattes.cnpq.br/176185971813629

 

·         Socorros de Urgência – 3º P
3.       Bruna Rios Larrazabal Hadj-Idris

http://lattes.cnpq.br/8714688732680954

·         Citologia e Histologia – 1º P
4.       Carlos Eduardo Alves de Souza

http://lattes.cnpq.br/7630469727693041

 

  • Anatomia Humana – 1º P
5.       Diego Santiago Freire Sousa

http://lattes.cnpq.br/8343437333113998

  • Anatomia Funcional – 4º P
  • Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos II – 5º P.
  • Pesquisa em Educação Física II – 6º P
  • Atividade Física Adaptada II – 7º P
  • Optativa IV – Atividade Física na Terceira Idade – 8º P
6.       Fabricio Andrade Martins Esteves

http://lattes.cnpq.br/4226021213549098

  • Bioquímica – 1º P
7.       Flávio Miguel Archanjo

http://lattes.cnpq.br/3725930156115576

 

  • Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Física – 1º P
8.       Francisco de Assis da Silva Santos

http://lattes.cnpq.br/4202239207519242

  • Saúde Coletiva – 4º P
9.       Humberto José Gomes da Silva

http://lattes.cnpq.br/4922345197452562

  • Aprendizagem e Controle Motor – 3º P
  • Optativa I – Patologia Especial – 5º P
  • Teoria e Metodologia Atividades Físicas na Natureza – 6º P
  • Optativa VI – S.A. em Treinamento Esportivo – 8º P.
10.     José Armando de Andrade

http://lattes.cnpq.br/4101389437733962

 

  • Metodologia do Trabalho Acadêmico – 1º P.
11.     Lígia Maria de Oliveira Lima

http://lattes.cnpq.br/2203297432855257

 

  • Nutrição em Atividade Física e Esportes – 7º P
12.     Luciano Machado Ferreira Tenório de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/0994828674853285

  • Medidas e Avaliação em Educação Física – 3º P
  • Avaliação, Prescrição e Supervisão de Programas de Exercícios – 4º P
  • Teoria e Metodologia das Atividades Físicas na Academia – 5º P
  • Optativa V – S.A. em Avaliação e Prescrição do Exercício – 8º P.
13.     Lucielma Karla de Vasconcelos Rêgo

http://lattes.cnpq.br/5338400642919824

 

  • Optativa II – Libras 6º P
14.     Marcelo Tavares Viana

http://lattes.cnpq.br/0606642931395879

  • Fisiologia do Esforço – 3º P
  • Epidemiologia e Bioestatística – 4º P
  • Pesquisa em Educação Física I – 5º P.
  • Estágio Supervisionado Avaliação e Prescrição de Exercícios – 5º P
15.     Marcos Túlio de Sá

http://lattes.cnpq.br/8131928325276663

  • Treinamento em Educação Física e Esportes – 3º P
  • Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos I – 4º P
  • Optativa III – Ginástica Laboral – 6º P
  • Atividade Física Adaptada I – 6º P.
  • Teoria e Metodologia Esportes Adaptados – 8º P
16.     Paulo Fernando Valois Azevedo

http://lattes.cnpq.br/2382780270226014

  • Teoria e Metodologia dos Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular – 1º P
  • Teoria e Metodologia do Atletismo – 1º P
  • Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos III – 6º P
  • Estágio Supervisionado  em Esportes – 8º P
17.     Rafaela Niels da Silva

http://lattes.cnpq.br/8092765542976523

  • Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida – 3º P
  • Gestão e Promoção da Atividade Física e Saúde – 5º P
  • Estágio Supervisionado em Atividade Física e Saúde – 6º P
  • Educação em Saúde – 8º P
18.     Thiago Seixas dos Santos

http://lattes.cnpq.br/5597303410620537

  • Teoria e Metodologia da Recreação e Lazer – 5º P
  • Ética Profissional – 6º P
  • Estágio Supervisionado Lazer – 7º P
  • Gestão Esportiva e de Lazer – 7º P
  • Gestão Esportiva e de Lazer – 8º P
19.     Viviane Maria Moraes de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/6269213178761113

  • Teoria e Metodologia da Ginástica Esportiva – 3º P
  • Teoria e Metodologia da Dança – 4º P
  • Inglês Instrumental – 5º P
20.     Yumie Okuyama da Silva Gauto

http://lattes.cnpq.br/6173375454848971

 

  • Biomecânica – 4º P
  • Teoria e Metodologia Esportes Aquáticos – 7º P
VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de15%
R$ 6.913,02  06R$ 1.152,17R$ 1.094,56R$ 1.036,95R$ 979,34

* Na matrí­cula do Curso de Educação Fí­sica incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico.

Formas de reajuste

De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




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