GRADUAÇÃO

BIOMEDICINA

O Biomédico é o profissional da área de saúde habilitado para fazer análises clínicas, citologia oncótica, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, engenharia biomédica, análises bromatológicas e ambientais, bem como atuar na área de estética. A excelência nas análises clínicas destaca o profissional, estando o biomédico inserido no dia-a-dia das universidades, laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas, empresas, institutos de pesquisa e indústrias.

Campo de atuação
Atua em diversos locais: clínicas especializadas, laboratórios de análises clínicas, bromatológicas e ambientais, banco de sangue e em instituições públicas e privadas no planejamento e execução de pesquisas básicas e aplicadas. O profissional biomédico atua em várias áreas, existindo mais de 30 habilitações regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina. Para a abrangência de novos campos de atuação, o estudante da Asces-Unita conta com disciplinas como Análise Ambiental, Biotecnologia, Imagenologia, Acupuntura, entre outras.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.292, do Ministério da Educação, publicada em 11/11/03. . Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/21.
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Manhã (1ª entrada) / Noite (2ª entrada).

Praticidade e Eficiência

DIFERENCIAIS

Com um grande percentual de aulas práticas, o último ano do curso é dedicado exclusivamente para os estágios supervisionados em áreas como análises clínicas, citologia oncótica, banco de sangue e hemoderivados, possuindo um Laboratório Escola em pleno funcionamento e com atendimento à comunidade. A articulação teórico-prática em cenários reais de aprendizagem acontece também através de parcerias com hospitais, maternidades, clínicas e centros de pesquisa localizados em Caruaru e em outras cidades, possibilitando o intercâmbio de estagiários.

SOBRE O CURSO

A Biomedicina é uma das profissões mais novas da área da saúde. A Asces-Unita implantou, em 2004, o primeiro curso de Biomedicina do Agreste de Pernambuco. Com enfoque no diagnóstico laboratorial de excelência, na pesquisa científica e nas mais diversas análises biológicas, tem como objetivo formar profissionais que sejam capazes de contribuir, dentro de suas competências, para uma melhor qualidade de vida da sociedade. O biomédico atua em várias áreas, havendo mais de trinta habilitações devidamente estabelecidas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina.

O curso de Biomedicina da Asces-Unita possui um grande percentual de aulas práticas, dedicando o último ano apenas para estágios supervisionados em áreas como Análises Clínicas, Citologia Oncótica, Imagenologia, Bromatologia, Banco de Sangue e Hemoderivados, dentre outras, contabilizando 1000 horas de estágio curricular. Conta com um Laboratório Escola na própria instituição, em pleno funcionamento com atendimento à comunidade em geral, inclusive ao SUS. A articulação teórico-prática em cenários reais de aprendizagem acontece também através de parcerias com hospitais, maternidades, clínicas e centros de pesquisa na cidade de Caruaru e outros locais, inclusive com outros estados e países, possibilitando o intercâmbio de estagiários do curso de Biomedicina da Asces-Unita para esses locais, bem como a vinda de estudantes de outras faculdades para a Asces-Unita.

A vivência da interdisciplinaridade, correlacionando e interpretando os diferentes achados laboratoriais, acontece com a existência de disciplinas exclusivas em sua dinâmica curricular, como, por exemplo, os Laboratórios Integrados I, II e III. A prestação de serviços de saúde à comunidade, através do envolvimento dos discentes em projetos de extensão, é uma prática desde o início do curso. A Biomedicina teve, desde sua criação, suas atividades diversificadas e ampliadas. Com o perfil generalista, o biomédico deverá ser dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, gestão administrativa, e tomada de decisões, estando em constante sintonia com as mudanças ocorridas na área da saúde.

O mercado de trabalho na área de Biomedicina é amplo e bastante promissor. A excelência nas análises clínicas destaca o profissional, estando o biomédico inserido no dia-a-dia das universidades, laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas, empresas, institutos de pesquisa e indústrias. Algumas das áreas de atuação legalmente atribuídas ao biomédico: acupuntura, análises clínicas e banco de sangue, análises ambientais, análises bromatológicas, bioindústria e bioempresa, biologia molecular, citologia oncótica, estética, imagenologia e radiologia, informática em Saúde, reprodução humana assistida, saúde pública, dentre outras.

Para atuarem, os profissionais desta área devem estar inscritos em seus conselhos regionais de biomedicina para recebimento de sua inscrição profissional (CRBM). Os biomédicos são supervisionados pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de três de setembro de 1979 e Decreto Federal n° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais de Biomedicina. A Asces-Unita foi a primeira, entre as Instituições de Ensino Superior privadas em Pernambuco, a ser autorizado pelo MEC, através da portaria nº 3.292, publicada em 07/11/2003, tendo formado a primeira turma de bacharéis do interior do Estado, em julho de 2008.

São oferecidas 90 vagas por ano, distribuídas da seguinte forma:

  • 1º semestre 45 vagas (manhã)
  • 2º semestre 45 vagas (noite)

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

A Asces-Unita possui laboratórios adequados às práticas acadêmicas dos alunos de Biomedicina, tais como: Anatomia, Biofísica, Bioquímica, Citologia, Parasitologia e Preparações Histológicas. Além do Laboratório-Escola que oferece serviços clínicos à população, servindo também de espaço para as práticas acadêmicas e de estágios supervisionados.

A criação de novos convênios com laboratórios particulares e órgãos de saúde públicos do município de Caruaru também permite o maior intercâmbio entre a teoria e a prática profissionais. Entre os nossos parceiros está a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Coordenador do curso: Franklin Barbalho Magalhães

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Adrya Lúcia Peres Bezerra Medeiros http://lattes.cnpq.br/8472967340925549Doutora em Biologia Aplicada à Saúde Mestre em Patologia Especializações em Patologia Clínica, Morfologia e Citologia Clínica Graduada em Ciências BiomédicasParcialCitopatologia18 anos21anos - Laboratório próprio-Biomédica
Ana Cecília Cavalcanti Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5836815381106881Doutora em Medicina Tropical Mestre em Medicina Tropical Especialização em Virologia Graduada em Ciências BiomédicasParcialVivências Integradas 6; Microbiologia Geral; Metodologia Científica18 anosTécnica de nível superior - Banco de Sangue Santa Ana - 1 ano
Técnica de nível superior - Divisão de Virologia do Lacen-PE - 5 anos
Bruna Rios Larrazabal Hadj-Idris http://lattes.cnpq.br/8714688732680954Mestre em Ciências da Saúde Graduada em BiomedicinaHoristaVivências interdisciplinar 2; Instrumentação Biomédica8 anos5 anos, Real Hospital Português (Recife-PE), Biomédica
4 anos, Rede D'or (Recife-PE), Biomédica
4 anos, Hemope (Recife-PE), mestranda e biomédica
Danielle Lago Bruno de Faria http://lattes.cnpq.br/1546630275250868Doutora em Odontologia Mestre profissional em Odontologia -Na área de concentração de Radiologia Especializações em Estomatologia, DE CLÍNICA INTEGRADA, EM ODONTOLOGIA LEGAL e em Radiologia Buco-Maxilo-Facial Graduada em OdontologiaParcialImaginologia17 anosExperiência clínica em serviço público. Atualmente atua em clínica de Radiologia Odontológica a função de Radiologista. Professora do Curso de Odontologia e Biomedicina da ASCES-UNITA, Coordenadora do Projeto de extensão Asa Branca, tutora da Residência Multiprofissinal em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos, Membro do Comitê de ética e Ciêntífico da ASCES-UNITA.
Djair de Limea Ferreira Junior http://lattes.cnpq.br/7380735002380134Doutor em Rede Nordeste de Biotecnologia Mestrado em Ciências Biológicas Especialização em Citologia clínica do trato genital feminino Graduado em BiomedicinaHoristaParasitologia Clínica; Vivências Integrada 419 anosAtualmente é servidor por mandato do Conselho Federal de Biomedicina e ocupa a presidência do Conselho Regional de Biomédicina e é conselheiro titular do conselho Federal de Biomedicina , também é tutor do programa de residência multiprofissional em atenção básica da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Saúde Coletiva sendo diretor da IV GERES de Pernambuco por 08 anos, Empreendedor na Clínica de vacinas Leven.
Fabrício Andrade Martins Esteves http://lattes.cnpq.br/4226021213549098Doutor em Biologia Aplicada a Saúde
Mestre em Bioquímica e Fisiologia Graduada em Biomedicina
ParcialBioquímica Geral; Bioestatística, Empreendedorismo em Saúde e Engenharia Biomédica18 anosExperiência em gestão de laboratório público municipal (Prefeitura do Recife, Laboratório Municipal de Saúde Pública, Diretor).
Experiência Clínica em Banco de sangue e agência transfusional (Universidade de Pernambuco- CISAM, 13 anos, Biomédico), Experiência em análises bioquímicas, hematológicas, uroanálises (Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura de Olinda, Biomédico, 12 anos), Experiência profissional em diagnóstico molecular de doenças virais e biologia molecular de vírus respiratórios (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco - LACEN/PE - 1 ano). Experiência em programas de pós-graduação lato sensu (ASCES-UNITA, CCE cursos, ICOM cursos). Coordenador da Pos graduação em Hematologia e Hemoterapia. Vice-coordenador do Instituto de Estudos Avançados ASCES-UNITA.
Franklin B. Magalhães http://lattes.cnpq.br/2141907570683797Pós-Doutorado Biotecnologia Doutor em Imunologia Mestre em Imunologia Graduado em Ciências Biológicas (modalidade Biomédica)IntegralSocorros de Urgência; Bioquímica Clínica; Biotecnologia21 anosPesquisador visitante da Fundação Osvaldo Cruz por 3 anos no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães; Pesquisador DTI1A do CNPq; Pesquisador colaborador do grupo de pesquisa BIOMOLTRYP CPqAM/FIOCRUZ, Pesquisador do grupo de pesquisa GBIOTEC da ASCES-UNITA; Coordenador do curso de Biomedicina da ASCES-UNITA; Coordenador e Responsável Tecnico do Laboratório Escola da ASCES-UNITA.
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074Mestre em História Especialização em Sociologia Graduado em Ciências SociaisParcialFilosofia e sácio-antropologia16 AnosCoordenador de Ciências Humanas no Colégio Diocesano de Caruaru
Juliana Lúcia de Albuquerque Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2309690201995834Doutor em Inovação Terapêutica Mestre em Inovação Terapêutica Especialização em Gestão em Saúde Graduada em BiomedicinaParcial-10 AnosHospital Geral da Mirueira, HGM;
Nuclear Laser Medicine, Comércio, Importação e Exportação de Kits.;
Grupo Saúde e Vida.
Risonildo Pereira Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5101464809103899Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Analises Clinicas
Graduado em Farmácia
IntegralFarmacologia15 anosTem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Analise Biológica e Microbiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde humana, Staphylococcus, resistência bacteriana, aureus e plantas medicinais.
Sibele Ribeiro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/2455215127706494Doutor em Ciências Biológicas
Mestre em Biotecnologia de Produtos Bioativos Especializações em Educação na Saúde e em Citopatologia Mamária e do Trato Genital Feminino
Graduada em Bacharelado Ciências Biólógicas Modalidade Médica
ParcialEstágio Supervisionado II
(Regência de estágio); Vivências Integrada de extensão 2; Microbiologia Geral; Bacteriologia Clínica, Bromatologia; Análise Ambiental.
19 anos18 anos - Biomédica do Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Bezerros/PE
Tamara de Carli da C. Lima http://lattes.cnpq.br/5368808460177920Doutor em Genética Mestre em Genética Graduada em Farmácia e em Ciências BiomédicasParcialGenética básica; Toxicologia Aplicada; Biologia Molecular Aplicada; Bioinformática; Bromatologia; Análise Ambiental; Comunicação em Saúde.12 anosPesquisadora Visitante do Instituto Aggeu Magalhães Fiocruz/PE, Pesquisadora Lider do grupo de Pesquisa em Biotecnologia da Asces Unita, Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisas em Plantas Medicinais da Asces Unita, Supervisora de estágio em Análises Clínicas, Banco de Sangue e Biotecnologia

Atualizado em 02/01/2024

PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.952,16
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.659,34
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.756,94

* Na matrí­cula do Curso de Biomedicina incluir R$ 19,00 do Diretório Acadêmico

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support