GRADUAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

O Curso de Graduação em Administração está voltado à formação de mão de obra qualificada de gestores de empresas e organizações, capazes de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, pensar e implementar projetos e introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão, com alta capacidade de comunicação e expressão, iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa. Campo de atuação: O Administrador pode atuar profissionalmente em empresas e organizações privadas, públicas e do Terceiro Setor. Está também apto a prestar serviços de consultoria em planejamento e projetos.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Formação caracterizada por tradição humanística e forte compromisso social, buscando a excelência na formação profissionais inovadores e qualificados com visão estratégica voltados ao desenvolvimento regional.

SOBRE O CURSO

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Coordenação do Curso: Msc. Maria Ivania Almeida Gomes Porto

DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
IntegralSocioantropologia20 anosProfessora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de
Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Ana Rosa Gomes Cunha http://lattes.cnpq.br/4355772220145131Mestre em Ciências Contábeis Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduada em Ciências ContábeisParcialContabilidade Geral; contabilidade gerencial13 anosPossui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora assistente I do curso de Ciências Contábeis da Associação Caruaruense de Ensino Superior dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Tem experiência na área de Contabilidade, tendo atuado como Gerente de Controles Internos, e na área de Perícia Contábil, atuando em perícia extrajudiciais.
Diana Bezerra da Silva http://lattes.cnpq.br/8784034962392270Especialização em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais Graduação em Comunicação Social - JornalismoHoristaMédia Training e Relações Multiculturais1 anoPossui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Univeristário Vale do Ipojuca (Unifavip 2006). É especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais. Atua há mais de 18 anos no mercado de Comunicação, com ampla experiência em redações de jornais, televisão e rádio, além de conduzir projetos de assessoria e consultoria estratégica em Comunicação nas áreas de Negócios, Empreendedorismo e Educação Superior.
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020Mestre em Ciências Sociais, Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração PúblicaParcialIntrodução à Economia; Metodologia da Pesquisa; microeconomia; macroeconomia; administração financeira; administração orçamentária5 anosProfessor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-atual).
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006Doutorado em andamento em Administração Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de modaParcialTeoria Geral da Administração; Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Empreendedorismo8 anosDoutoranda na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de MTI I em Marketing. Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA.
Jeferson Mendonça Pereira Filho http://lattes.cnpq.br/7748911814071877Mestre em Administração Especializações em MBA em Gestão Empresarial e Direito Ambiental e Sustentabilidade
Graduado em Engenharia de Produção e em ADMINISTRAÇÃO
IntegralAdministração de Materiais e Logística;Optativa - Comunicação Empresarial5 anosExperiência profissional nos setores de logística, gestão da produção, gestão da qualidade e compras/licitações. Atualmente, trabalha como consultor empresarial com foco nas micro e pequenas empresas.
José Armando de Andrade http://lattes.cnpq.br/4101389437733962Mestre em Letras Graduado em LETRASIntegralMetodologia do Trabalho Acadêmico18 anosProfessor assistente IV e Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da ASCES/UNITA. Tem pesquisas e interesse principalmente nos seguintes temas: linguagem, direito e filosofia; construção de categorias em textos jurídicos, relações entre a fala e a escrita, livro didático, gêneros textuais, redação escolar, aspectos linguístico-cognitivos nas relações de ensino aprendizagem e sobre a cognição linguística nos processos de aquisição ou desenvolvimento e
suas relações com a sintaxe.
Karlla Lacerda Rodrigues da Silva http://lattes.cnpq.br/3826217810889133Mestre Profissional em Gestão Empresarial Especialização em Pós Graduação em Direito Público: processual civil
Graduado em DIREITO
HoristaInstituições de Direito Público e Privado10 anosServidora Pública do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Possui graduação em DIREITO pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2005). Atuou como Advogada OAB/PE 24.213. Especialização em Direito Público:Processual civil, Constitucional e Tributário. Mediadora com curso de formação pelo CNJ, atuou como Mediadora Voluntária da Câmara de Mediação e Arbitragem do Tribunal de Justiça de Pernambuco, na Comarca de Caruaru-PE. Exerceu a atividade de Juíza Leiga no quadro de voluntários do Tribunal de Justiça de Pernambuco - no Juizado Cível da Comarca de Caruaru-PE. Atuou como Professora na área de Direito da Faculdade Maurício de Nassau Pernambuco (Grupo Ser Educacional), disciplinas de Introdução a Direito e Direito Empresarial; Professora das disciplinas de Direito Empresarial; Direito Civil e Processo Civil I e Processo Civil II no Curso de Direito da Faculdade ASCES de Caruaru-PE. Professora Orientadora de Trabalho Monográfico, na Conclusão de Curso de Graduação de Direito da Faculdade ASCES. Atuou como Professora da POLITEC NOVO RUMO, disciplina de Legislação Tributária, Direito Civil e Consumidor. Atuou como Profissional Orientadora no Curso de Direito, no Escritório de Práticas Jurídicas da ASCES- Associação Caruaruense de Ensino Superior. Professora de Direito Empresarial da Faculdade Integrada CETE - Garanhuns/PE. Atuou como Membro da Câmara de Mediação da Faculdade ASCES, exercendo a atividade de Mediadora, com cadastro no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Mestra da Turma 11 no Curso de Mestrado Profissional de Gestão Empresarial (Faculdade de Boa Viagem - FBV/ DeryBrasil. Atuou como docente na disciplina de Direito Processual Administrativo, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração Pública e Direito Legislativo da Universidade de Pernambuco - UPE. Docente na Pós- Graduação da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA/FACIGA) nos cursos de especialização, na área de Direito da Pós- Graduação Lato Sensu na AESGA-FACIGA. Tem experiência docente na área de Direito, com ênfase em Direito Processual; Civil; Empresarial, Tributário e Consumidor.
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em PsicologiaHoristaLiderança e Desenvolvimento de Equipes; gestão estratégica de pessoas10 anosPossui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da UFPE-CAA. Professora titular do Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces-Unita. Atuou como Professora titular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação e Recursos Humanos.
Leonardo Augusto de Lemos Batista http://lattes.cnpq.br/5155108682802616Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Ensino de Matemática e Novas Tecnologias Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em MatemáticaHoristaMatemática Básica15 anos17 anos de experiência profissional, sendo 5 anos de Serviço Público na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco-SEE-PE (atual); e 10 anos como Pesquisador e Formador de Professores de Matemática do Agreste Centro-Norte (atual)
Marcela Proença Alves Florêncio http://lattes.cnpq.br/3062745216425520Mestre profissional EM GESTÃO PUBLICA
Especialização em Direito Público
Graduado em Direito
ParcialDireito do Trabalho15 anosGraduada em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES (2006), Pós-Graduada em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE (2008) e Mestre em Gestão Pública pelo curso de Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2012), Pós-graduada em Direito Previdenciário e Processual Previdenciário pela UNIBRASIL (2022), com atuação profissional nas áreas Trabalhista e Previdenciária como Advogada e Professora. Possui vinculo empregatício no Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES-UNITA, no qual exerceu cargo administrativo de Coordenadora do Curso de Direito entre os anos 2016 a 2022, permanecendo atualmente como docente dos cursos de graduação em Direito e Administração, da pós-graduação e oordenação do curso de extensão Conhecendo a Previdência.
Maria Ivania Almeida Gomes Porto http://lattes.cnpq.br/7641142794821338Doutorado em andamento em Estudos Políticos e Humanitários Mestre Profissional em Gestão Pública para Desenvolvimento do Nordeste Especializações em Didática do Ensino Superior, Marketing e Publicidade e Administração dos Serviços de Saúde e em Gerenciamento de Cidades Graduação em Ciências SociaisParcialGestão Pública; planejamento estratégico.11 anosProfessora universitária da ASCES e Consultora de Estratégia de Gestão Pública e de Política. Mestra em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Cidades UPE, MBA Marketing e Publicidade na UNINASSAU, Especialista em Administração dos Serviços de Saúde UNAERP. Foi consultora da CONTEXTO, Estratégias Política e de Mercado e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. Foi Secretária de Governo Municipal e Ação Social e Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caruaru; Presidente do IPSEP e da FUNDAC de Caruaru. Foi também, assessora Política da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Vanuccio Medeiros Pimentel http://lattes.cnpq.br/8928155760846177Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política
Graduado em Licenciatura Plena Em Historia
Integral-16 anosProfessor adjunto II da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, corte interamericana, políticas públicas, desconfiança política e jurisdição internacional. É observador internacional da Organização dos Estados Americanos.
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544Mestre em Educação Especialização em Pós-graduação lato sensu Gestão Escolar Graduação em Pedagogia, Ciências sociais e TeologiaParcialFilosofia24 anosExperiência em docência na educação básica e em cursos de pós-graduação; desenvolvimento em atividades de orientação de TCC, supervisão de estágio. Experiência, também, na gestão de Ensino Superior como procurador institucional, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e coordenação pedagógica geral.
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.117,41
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 949,80
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.005,67

 

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support