GRADUAÇÃO

SERVIÇO SOCIAL

O curso de Serviço Social prepara o(a) Assistente Social para elaborar, implementar, executar e avaliar Políticas Sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta, empresas privadas, Organizações Não Governamentais, Organizações do Terceiro Setor e Organizações Populares. Atua também, na elaboração, coordenação, execução, monitoramento e avaliação de planos, programas e projetos sociais, bem como, presta orientação social a pessoas, grupos e famílias para identificar recursos e fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos. O/a Assistente Social atua também na prestação de serviços de assessoria e consultoria aos Governos Municipais, Estaduais, Federal, empresas privadas e outras entidades que atuem no âmbito de Políticas Sociais , como também aos movimentos sociais, dentre outras competências.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado a funcionar pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09.
  • Reconhecido através da Portaria nº 40, do Ministério da Educação, publicada em 14/02/13.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 820, publicada em 30/12/14.
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Currículo em estreita sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais, corpo docente composto por Mestres e Doutores, único curso presencial oferecido fora da Capital do Estado a ter um laboratório de práticas e estágio interno, o Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais (LEPPS).

SOBRE O CURSO

O curso de Serviço Social forma profissionais com qualificação teórica e metodológica, bem como técnica e operativa, que possibilitem a construção de ações que ajudem a reverter o cenário de injustiças e de desigualdades sociais. Em sintonia com princípios éticos e políticos da profissão, o Assistente Social terá uma formação que o torne capaz de atuar em políticas sociais voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações em situação de vulnerabilidade.

O espaço de atuação profissional do Assistente Social se insere no âmbito das políticas sociais e sua atuação se dá em várias áreas. No campo da saúde, é comum a presença de profissionais atuando em hospitais, nos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS), nas policlínicas e nas maternidades. Na área da assistência social, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem absorvido os profissionais nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializadas da Assistência Social (CREAS). No âmbito da Previdência Social, sua atuação possibilita o acesso, a conquista e a ampliação de benefícios sociais, na estrutura das diversas entidades e órgãos municipais, estaduais e federais voltados ao atendimento da população. No âmbito sócio-jurídico atua nas Penitenciárias, nos Juizados, nos Conselhos Tutelares e no Ministério Público. A atividade acadêmica é um dos campos de atuação mais promissores, seja quanto ao ensino, quanto à pesquisa. O mercado de trabalho se expande a cada ano e o Assistente Social vem atuando nas políticas de habitação, educação, meio ambiente, idosos, criança e adolescente, mulheres dentre outras áreas. Trabalha em organizações não-governamentais e em empresas privadas com ações voltadas à responsabilidade social.

A lógica curricular está organizada de forma a promover a articulação de um conjunto de conhecimentos oferecidos nos seguintes núcleos:

  • Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social;
  • Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira;
  • Núcleo de fundamentos do trabalho profissional.

O egresso do curso de Serviço Social deverá abordar criticamente os processos sociais, analisando a sociedade brasileira e identificando as demandas nela presentes, propondo e atuando no enfrentamento das questões socialmente relevantes.

A ASCES-UNITA é pioneira na oferta desse curso na modalidade presencial no interior de Pernambuco.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

A Faculdade do Agreste de Pernambuco / Asces possui excelente infra-estrutura, tendo climatizadas todas as salas de aula, com disponibilidade de uso de equipamentos audiovisuais, data-show, retroprojetor, entre outros. Além disso, oferece aos seus alunos, ambientes específicos para realização de pesquisas e práticas de extensão, tais como:

Biblioteca

A Biblioteca Professor Pinto Ferreira foi inaugurada por Tabosa de Almeida, em 11 de agosto de 1966, com o objetivo de atender a seus usuários de forma que facilitasse acesso e uso das informações disponíveis nos livros e periódicos.

Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços:

- Consulta aos materiais do acervo (livros, jornais, revistas científicas e informacionais fitas de vídeo, cd-rom);

- Orientação à pesquisa no catálogo automatizado;

- Pesquisa on-line via internet;

- Empréstimo automatizado;

- Atualização do acervo;

- Alerta Bibliográfico;

- Reserva de livros para empréstimo;

- Acesso a redes de informação.

Núcleo de Pesquisa e Extensão - NPE 

Através do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE), desenvolvem-se atividades de iniciação científica, grupos de estudo e de monitoria e ainda se trabalha na organização de simpósios, fórum de debates e atividades de extensão universitária e de pesquisa junto à instituições públicas e privadas. Além do mais, realiza eventos que envolvam os estudantes e a comunidade em geral.

Coordenadora: Josinês Rabelo

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Josinês Barbosa Rabêlo http://lattes.cnpq.br/8501041332200072Doutora em Desenvolvimento Urbano Mestre em Desenvolvimento Urbano Especialização em Associativismo
Graduada em Serviço Social
ParcialDireitos Humanos Econômicos Sociais Culturais e Ambientais; Gestão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais15 anosAtua, como Assistente Social, na política de saúde mental da prefeitura do Recife. Tem experiência em consultoria na área de educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: gênero, violência, participação, desenvolvimento e conflitos ambientais.
Mayara Morgana Costa Silva http://lattes.cnpq.br/8856450142811670Especialização em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Quimíca Graduada em SERVIÇO SOCIALHoristaPolítica de Assistência Social; Política de Saúde no Brasil1 ano e 06 mesesPossui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA) Caruaru/PE (2013), especialização em Saúde Mental, Saúde Pública e Dependência Química pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (2019). Atualmente é Profissional Orientadora/Assistente Social, através do Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais LEPPS (ASCES-UNITA), e compõe a equipe multidisciplinar da Casa de Justiça e Cidadania CJC/TJPE (ASCES-UNITA); docência em Serviço Social, também Supervisora Acadêmica de Estágio Curricular em Serviço Social (ASCES-UNITA); Atualmente estar na Coordenação Técnica do Centro de Referência da Assistência Social CRAS, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) da Prefeitura de Caruaru. Possuí também experiência profissional na área de Saúde Mental, através do Programa ATITUDE - Programa de Atenção Integral ao usuário de drogas e seus familiares do Governo do Estado de Pernambuco (2011/2016).
Rosineide Maria Gonçalves http://lattes.cnpq.br/8616799828970787Mestre em Serviço Social, Especialização em Associativismo e Cooperativismo
Graduada em Licenciatura Plena em Estudos Sociais - habilitação História
Parcial-8 anos e 5 mesesExperiência em desenvolvimento e coordenação de projetos sociais em Organizações Não Governamentais. Gestão de programas e políticas sociais de desenvolvimento rural e desenvolvimento sustentável no Governo de Pernambuco. Coordenação de programas de formação na área da assistência social. Na educação superior atua no Comitê Científico e de Ética em pesquisa da Asces Unita e compõe a coordenação colegiada do Núcleo de Gênero.

Horário de aulas 2021.2 

Atualizado em 27/07/2021

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 6.209,47
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.034,91
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 983,17
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 931,42
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 879,67

*Na matrí­cula do Curso de Serviço Social incluir R$ 10,00 do Diretório Acadêmico

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.