GRADUAÇÃO
SAÚDE COLETIVA
Também chamado de Sanitarista, este profissional domina conhecimentos e habilidades específicas que não se resumem às Ciências Biológicas e da Saúde, mas igualmente capaz de identificar as necessidades sociais de saúde e de atuar como gestor de processos coletivos de trabalho em saúde. Fundamentado em princípios humanísticos e éticos, sua atuação está voltada para a realização de ações de vigilância sanitária, planejamento, gestão, governança, controle, avaliação e auditoria, além de intervenções sociais organizadas e dirigidas à promoção, proteção, comunicação e educação em saúde.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 07 anos.
- Situação Legal: Autorizado a funcionar pela Portaria nº 567, do Ministério da Educação, publicada em 07/11/13.
Qualidade e Tradição
DIFERENCIAIS
Professores com formação e experiências nos diversos campos da Saúde Coletiva. Estágios curriculares a partir do segundo período do curso, favorecendo a inserção no mercado de trabalho antecipadamente. Dinâmica curricular que proporcione contato com os diversos cursos da instituição. Possibilidade de participação nas diversas ações sociais e de pesquisas desenvolvidas na ASCES-UNITA.
SOBRE O CURSO
O mercado de trabalho do Sanitarista já está consolidado e apresenta diversas oportunidades. Existe carência de profissionais aptos a atuarem nos espaços da gestão de serviços de saúde, epidemiologia, ciências sociais e da saúde e nas novas tecnologias gerenciais. Por estar habilitado para a gestão no sistema de saúde no atual modelo de atenção, o Sanitarista trabalha e ocupa os mais destacados espaços tanto em instituições públicas quanto na iniciativa privada.
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Matriz Curricular do Curso de Saúde Coletiva
Semestre | Disciplina | Carga Horária Total (h) | Carga Horária Total (h/a) | Carga Horária Semanal (h/a) |
1º Sem. 390h-468 h/a (26 h/a semanal ) | Anatomia Humana | 60 | 72 | 04 |
Informática em Saúde | 30 | 36 | 02 | |
Citologia e Histologia | 30 | 36 | 02 | |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 30 | 36 | 02 | |
Introdução a Administração | 60 | 72 | 04 | |
Políticas Públicas em Saúde | 60 | 72 | 04 | |
Determinantes Sociais de Saúde | 60 | 72 | 04 | |
Bases Sociais, Antropológicas e Filosóficas da Saúde | 30 | 36 | 02 | |
2º Sem. 390h-468 h/a (26 h/a semanal) | Fisiologia Humana | 60 | 72 | 04 |
Metodologia Científica | 60 | 72 | 04 | |
Genética e evolução | 30 | 36 | 02 | |
Modelos de Atenção e Humanização | 60 | 72 | 04 | |
Sistema de Saúde Suplementar | 60 | 72 | 04 | |
Epidemiologia 1 | 60 | 72 | 04 | |
Comunicação em Saúde | 30 | 36 | 02 | |
Vivências em Saúde Coletiva 1 | 30 | 36 | 02 | |
3º Sem. 390h-468 h/a (26 h/a semanal) | Optativa 1 | 30 | 36 | 02 |
Bioestatística | 30 | 36 | 02 | |
Patologia geral | 30 | 36 | 02 | |
Programas de Saúde 1 | 90 | 108 | 04 | |
Promoção e Educação Popular em Saúde | 60 | 72 | 04 | |
Biossegurança | 30 | 36 | 02 | |
Vivências em Saúde Coletiva 2 | 30 | 36 | 02 | |
Administração e Modelos de Gestão em Saúde | 60 | 72 | 04 | |
4º Sem. 350h-360 h/a (22 h/a semanal) | Direito Sanitário | 30 | 36 | 02 |
Farmacologia Geral | 30 | 36 | 02 | |
Epidemiologia 2 | 90 | 108 | 06 | |
Programas de Saúde 2 | 90 | 108 | 06 | |
Planejamento e Programação em Saúde | 90 | 108 | 06 | |
Estágio Supervisionado I | 50 | |||
5º Sem. 410h-360h/a (20 h/a semanal) | Gerenciamento em Saúde | 90 | 108 | 06 |
Pesquisas em Saúde | 30 | 36 | 02 | |
Vigilância em Saúde 1 | 90 | 108 | 06 | |
Bioética | 30 | 36 | 02 | |
Seminários Integrados em Saúde Coletiva 1 | 60 | 72 | 04 | |
Estágio Supervisionado II | 110 | |||
6º Sem. 410h-360h/a (20 h/a semanal) | Educação Permanente | 30 | 36 | 02 |
Governança e Controle Social | 60 | 108 | 06 | |
Produção de TCC 1 | 30 | 36 | 02 | |
Regulação em Saúde | 60 | 72 | 04 | |
Vigilância em Saúde 2 | 90 | 108 | 06 | |
Optativa 2 | 30 | 36 | 02 | |
Estágio Supervisionado III | 110 | |||
7º Sem. 410h-288 h/a (16 h/a semanal) | Gestão e Desenvolvimento de Pessoas | 60 | 72 | 04 |
Produção de TCC 2 | 30 | 36 | 02 | |
Avaliação em Saúde 1 | 60 | 72 | 04 | |
Economia e Financiamento em Saúde | 60 | 72 | 04 | |
Auditoria e Fiscalização em Saúde | 30 | 36 | 02 | |
Optativa 3 | 30 | 36 | 02 | |
Estágio Supervisionado IV | 140 | |||
8º Sem. 350h-180 h/a (10 h/a semanal) | Avaliação em Saúde 2 | 60 | 72 | 04 |
Produção de Artigo | 30 | 36 | 02 | |
Seminários Integrados em Saúde Coletiva 2 | 60 | 72 | 04 | |
Estágio Supervisionado V | 200 |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO CURSO | ||
C/H 60 min | C/H 50 min | |
Total de Horas em Disciplinas | 3070 | 2952 |
Total de Horas em Estágio Supervisionado | 610 | |
Total de Horas em Atividades Complementares | 150 |
Coordenador: Eline Mendonça
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Eline Ferreira Mendonça http://lattes.cnpq.br/2505167056229152 | Mestre em Avaliação em Saúde Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família Graduada em Enfermagem | Parcial | Avaliação em Saúde | 6 anos | Enferrmeira da APS - São Vicente Férrer/ Apoiadora Institucional da SES-PE na área de Vigilância em Saúde/ Consultora de Projetos da NHR- Brasil em Doenças Negligenciadas |
Fernanda Maria Bezerra de Mello Antunes http://lattes.cnpq.br/6102338120574644 | Doutorado em Saúde Coletiva Mestrado profissional em saúde coletiva Especialização em Processos Educacionais em Saúde, em Residência Multiprofissionais em Saúde Coletiva e em Saúde Coletiva Graduação em FONOAUDIOLOGIA | Parcial | Seminários Integrados em Saúde Coletiva; Produção de Artigo | 9 anos | Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru - Coord. de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/ Dep. de Controle e Avaliação / Ouvidoria |
Francisco de Assis da Silva Santos http://lattes.cnpq.br/4202239207519242 | Doutor em Saúde Pública Mestre em Saúde Pública Especializações em Saude Publica, em acupuntura e em sáude pública Graduado em Fisioterapia | Parcial | Governança e Controle Social na Saúde | 11 anos | Membro do centro nacional de governança em sistemas e serviços de saúde (FIOCRUZ), consultor em saúde pública e pesquisador nas áreas de gestão e desempenho em saúde. |
Maria do Carmo Ferreira de Andrade http://lattes.cnpq.br/5316006424881747 | Mestre profissional em SAÚDE COLETIVA Especializações em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA Graduada em Odontologia | Parcial | Estágio 3 (Rede de Atenção à Saúde) | 14 anos | Gerência de Regulação da IV Gerência Regional de Saúde -PE |
Maria Valéria Gorayeb de Carvalho http://lattes.cnpq.br/6879231725172992 | Mestre em Avaliação em serviços de Saúde Especialização em Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde, em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e em Saúde Púlblica Graduada em Enfermagem | Integral | Auditoria e Fiscalização em Saúde | 16 anos | Enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; Secretaria Muncipal de Saúde de Caruaru; Secretaria Muncipal de Saúde de Sairé; Secretaria Muncipal de Saúde de Agrestina. |
Michel Gomes de Melo http://lattes.cnpq.br/4492098003238266 | Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em Gestão em Enfermagem Graduado em Bacharelado em Enfermagem | Parcial | - | 7 anos | Experiência hospitalar por meio da Residência |
Atualizado em 27/01/2021
Notícias
Fique antenado nas novidades do curso de Saúde Coletiva da Asces-Unita
- Professores e estudante publicam artigo científico no Tribunal Superior Eleitoral
outubro 19, 2021
- Curso de Administração promove “Encontro dos Administradores” na Acic
setembro 8, 2021
- Simpósio de Ciências Humanas e Sociais acontecerá entre 16 e 17 de setembro
setembro 3, 2021
- Artigo produzido na Asces-Unita é publicado em Revista Científica
março 4, 2021
- Artigo científico fruto do INICIA é aprovado para Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos e Educação
fevereiro 8, 2021
Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.