GRADUAÇÃO

CIÊNCIA POLÍTICA

O curso de Ciência Política prepara o bacharel para conhecer os temas principais da área, suas teorias, metodologias e técnicas de atuação profissional, visando desenvolver capacidade crítica e sistêmica para analisar questões complexas do cotidiano, suscitando empenho social e ético. Para tanto, desenvolvem: capacidade de escuta e compreensão ampla das demandas sociais; habilidade de construir relações entre o público e o privado, socialmente responsáveis e livres; sensibilidade humana e profissional para estabelecer o diálogo entre diferenças, valorizando participação democrática autônoma, guiando mediação de interesses, gestão e resolução de conflitos.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 816, do Ministério da Educação, publicada em 29/10/2015..
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª e 2ª entrada).

Exclusivo no Interior de Pernambuco

DIFERENCIAIS

É o único curso de Ciência Política existente no interior do Nordeste. Busca desenvolver competências teóricas e práticas, livres de ideologias ou fragmentação políticas, visando formar profissionais com autonomia intelectual e crítica, capazes de intervir na realidade social, mudando-a para melhor, em benefício de todos. A dinâmica curricular do curso busca oferecer ampla formação humanística, inclusive com pensamentos e abordagens políticas originárias de tradições pouco trabalhadas nas demais escolas do Brasil, como asiáticas, africanas e latino-americanas.

SOBRE O CURSO

O curso de Ciência Política prepara o bacharel para conhecer os temas principais da área, suas teorias, metodologias e técnicas de atuação profissional, visando  desenvolver capacidade crítica e sistêmica para analisar questões complexas do cotidiano, suscitando empenho social e ético. Para tanto, desenvolvem: capacidade de escuta e compreensão ampla das demandas  sociais; habilidade de construir relações entre o público e o privado, socialmente responsáveis e livres;  sensibilidade humana e profissional para estabelecer o diálogo entre diferenças, valorizando participação democrática autônoma, guiando mediação de interesses, gestão e resolução de conflitos.

Campo de atuação
Nas áreas pública e privada, tais como: governos, nos âmbitos federal, estadual e municipal (poderes legislativo e executivo); instituições políticas; partidos políticos; associações de classe; empresas; ONG’s; institutos de pesquisa de opinião pública; consultoria; organizações internacionais; movimentos sociais, associações da sociedade civil; etc.

Coordenador:  Vanuccio Pimentel

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
Integral-10 anosPedagoga de Formação, além de docente no ensino superior atuando na Asces-Unita e UPE, é coordenadora pedagógica da Asces-Unita
Emerson Francisco de Assis http://lattes.cnpq.br/2636574831014244Doutor em Direito Mestre em Ciência Política Graduado em DireitoParcial-17 anosProfessor adjunto I da ASCES/UNITA nos cursos de Direito e Relações Internacionais. Tem experiência na área de associativismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito
(hermenêutica e decisão jurídica), Direito Internacional Público e Privado, Direitos Humanos (justiça de
em desenvolvimento econômico pela FAO/SUDENE.
Gustavo de Andrade Rocha http://lattes.cnpq.br/9215149930733503Doutor em Ciência Política Mestre profissional em Economia
Graduado em Relações Internacionais
Parcial-10 anosÉ Professor Assistente III do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), é Vice-Líder e Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Regiões - D&R (UFPE) e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico -GEPAP (UEPB) e professor universitário da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (desta, licenciado). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Economia Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, análise de política externa, paradiplomacia, globalização, atores subnacionais, china e novas instituições financeiras internacionais.
Lucas tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcial-12 anosé Professor no Centro Universitário ASCES-UNITA e Membro Pesquisador de seu Instituto de Estudos Avançados IEA, e, finalmente, é cofundador e honorificamente Diretor Geral do Instituto 'Elíseos' - Educação & Cultura. Em 2018 publica o livro "O amor como paradigma", pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco, que após acurada apreciação acolhe a obra como produção com reconhecida dignidade acadêmico-científica, parte constitutiva do patrimônio de produção intelectual da UFPE, impondo-lhe o Selo da Editora Universitária. Em 2020 se torna Membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais da UFPE Universidade Federal de Pernambuco. Contemporaneamente, se dedica à Colaboração Permanente com as Instituições Internacionais supracitadas, promovendo eventos culturais e acordos de cooperação com Comunidades Acadêmicas, Universidades e Organismos nacionais e internacionais, gerando produção intelectual e intervenção na realidade.
Manuella Riane Azevedo Donato http://lattes.cnpq.br/5854208871982991Mestre em Relações Internacionais e em Ciência Política
Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas Graduado em Relações Internacionais
Parcial-09 anosÉ Professora Assistente no Centro Universitário Tabosa de Almeida e Analista de Inovação no Núcleo de Gestão do Porto Digital. Tem experiência na área de Organizações Internacionais e Ativismo Transnacional, com ênfase nas agendas de HIV/Aids, Gênero, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, tendo coordenado e atuado em redes e organizações da sociedade civil nacionais, regionais e internacionais, como foco no monitoramento de políticas públicas e estratégias de advocacy.
Marconi Aurélio e Silva http://lattes.cnpq.br/9355237337761261Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
Horista-16 anosÉ docente universitário desde 2004, em conteúdos multidisciplinares. Coordenou o Bacharelado em Relações Internacionais do ASCES-UNITA, entre 2015 e 2019. É Pesquisador Associado do Instituto de Estudos da Ásia (UFPE) e do Centro Internacional Chiara Lubich (Itália). É Monitor Extensionista do Programa de Qualificação à Exportação (PEIEX) da APEX BRASIL e pesquisador doutor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Economia Política Internacional; Inovação e Internacionalização; Estudos sobre Desenvolvimento; Teoria e Pensamento Político Contemporâneo; Planejamento Estratégico e Competitividade; Comunicação e Marketing Político. Desenvolve pesquisas sobre: (1) Teoria da Criação Relacional e suas implicações em políticas públicas para o desenvolvimento; (2) Ativos Relacionais em Redes Colaborativas de P & D, Habitats, Sistemas e Ecossistemas de Inovação; (3) Inovação e Internacionalização; (4) Ágape, Fraternidade e Uni-diversidade como Paradigmas Políticos; e, (5) Comunicação e Marketing Político.
Vanuccio Medeiros Pimentel http://lattes.cnpq.br/8928155760846177Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política
Graduado em Licenciatura Plena Em Historia
ParcialIntrodução à Economia16 anosProfessor adjunto II da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, corte interamericana, políticas públicas, desconfiança política e jurisdição internacional. É observador internacional da Organização dos Estados Americanos.

Atualizado em 27/01/2021

VALOR DO SEMESTRE (R$)Nº DE PARCELAS MENSAISPARCELA MENSAL (R$)PARCELA MENSAL (R$)

Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%

PARCELA MENSAL (R$)

Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%

PARCELA MENSAL (R$)

Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%

6.562,0661.093,68  1.038,99984,31929,63

 

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




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