GRADUAÇÃO

CIÊNCIA POLÍTICA

O curso de Ciência Política prepara o bacharel para conhecer os temas principais da área, suas teorias, metodologias e técnicas de atuação profissional, visando desenvolver capacidade crítica e sistêmica para analisar questões complexas do cotidiano, suscitando empenho social e ético. Para tanto, desenvolvem: capacidade de escuta e compreensão ampla das demandas sociais; habilidade de construir relações entre o público e o privado, socialmente responsáveis e livres; sensibilidade humana e profissional para estabelecer o diálogo entre diferenças, valorizando participação democrática autônoma, guiando mediação de interesses, gestão e resolução de conflitos.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 816, do Ministério da Educação, publicada em 29/10/2015..
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª e 2ª entrada).

Exclusivo no Interior de Pernambuco

DIFERENCIAIS

É o único curso de Ciência Política existente no interior do Nordeste. Busca desenvolver competências teóricas e práticas, livres de ideologias ou fragmentação políticas, visando formar profissionais com autonomia intelectual e crítica, capazes de intervir na realidade social, mudando-a para melhor, em benefício de todos. A dinâmica curricular do curso busca oferecer ampla formação humanística, inclusive com pensamentos e abordagens políticas originárias de tradições pouco trabalhadas nas demais escolas do Brasil, como asiáticas, africanas e latino-americanas.

SOBRE O CURSO

O curso de Ciência Política prepara o bacharel para conhecer os temas principais da área, suas teorias, metodologias e técnicas de atuação profissional, visando  desenvolver capacidade crítica e sistêmica para analisar questões complexas do cotidiano, suscitando empenho social e ético. Para tanto, desenvolvem: capacidade de escuta e compreensão ampla das demandas  sociais; habilidade de construir relações entre o público e o privado, socialmente responsáveis e livres;  sensibilidade humana e profissional para estabelecer o diálogo entre diferenças, valorizando participação democrática autônoma, guiando mediação de interesses, gestão e resolução de conflitos.

Campo de atuação
Nas áreas pública e privada, tais como: governos, nos âmbitos federal, estadual e municipal (poderes legislativo e executivo); instituições políticas; partidos políticos; associações de classe; empresas; ONG’s; institutos de pesquisa de opinião pública; consultoria; organizações internacionais; movimentos sociais, associações da sociedade civil; etc.

Coordenador:  Vanuccio Pimentel

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
Integral-10 anosPedagoga de Formação, além de docente no ensino superior atuando na Asces-Unita e UPE, é coordenadora pedagógica da Asces-Unita
Emerson Francisco de Assis http://lattes.cnpq.br/2636574831014244Doutor em Direito Mestre em Ciência Política Graduado em DireitoParcial-17 anosProfessor adjunto I da ASCES/UNITA nos cursos de Direito e Relações Internacionais. Tem experiência na área de associativismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito
(hermenêutica e decisão jurídica), Direito Internacional Público e Privado, Direitos Humanos (justiça de
em desenvolvimento econômico pela FAO/SUDENE.
Gustavo de Andrade Rocha http://lattes.cnpq.br/9215149930733503Doutor em Ciência Política Mestre profissional em Economia
Graduado em Relações Internacionais
Parcial-10 anosÉ Professor Assistente III do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), é Vice-Líder e Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Regiões - D&R (UFPE) e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico -GEPAP (UEPB) e professor universitário da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (desta, licenciado). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Economia Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, análise de política externa, paradiplomacia, globalização, atores subnacionais, china e novas instituições financeiras internacionais.
Lucas tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcial-12 anosé Professor no Centro Universitário ASCES-UNITA e Membro Pesquisador de seu Instituto de Estudos Avançados IEA, e, finalmente, é cofundador e honorificamente Diretor Geral do Instituto 'Elíseos' - Educação & Cultura. Em 2018 publica o livro "O amor como paradigma", pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco, que após acurada apreciação acolhe a obra como produção com reconhecida dignidade acadêmico-científica, parte constitutiva do patrimônio de produção intelectual da UFPE, impondo-lhe o Selo da Editora Universitária. Em 2020 se torna Membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais da UFPE Universidade Federal de Pernambuco. Contemporaneamente, se dedica à Colaboração Permanente com as Instituições Internacionais supracitadas, promovendo eventos culturais e acordos de cooperação com Comunidades Acadêmicas, Universidades e Organismos nacionais e internacionais, gerando produção intelectual e intervenção na realidade.
Manuella Riane Azevedo Donato http://lattes.cnpq.br/5854208871982991Mestre em Relações Internacionais e em Ciência Política
Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas Graduado em Relações Internacionais
Parcial-09 anosÉ Professora Assistente no Centro Universitário Tabosa de Almeida e Analista de Inovação no Núcleo de Gestão do Porto Digital. Tem experiência na área de Organizações Internacionais e Ativismo Transnacional, com ênfase nas agendas de HIV/Aids, Gênero, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, tendo coordenado e atuado em redes e organizações da sociedade civil nacionais, regionais e internacionais, como foco no monitoramento de políticas públicas e estratégias de advocacy.
Marconi Aurélio e Silva http://lattes.cnpq.br/9355237337761261Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
Horista-16 anosÉ docente universitário desde 2004, em conteúdos multidisciplinares. Coordenou o Bacharelado em Relações Internacionais do ASCES-UNITA, entre 2015 e 2019. É Pesquisador Associado do Instituto de Estudos da Ásia (UFPE) e do Centro Internacional Chiara Lubich (Itália). É Monitor Extensionista do Programa de Qualificação à Exportação (PEIEX) da APEX BRASIL e pesquisador doutor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Economia Política Internacional; Inovação e Internacionalização; Estudos sobre Desenvolvimento; Teoria e Pensamento Político Contemporâneo; Planejamento Estratégico e Competitividade; Comunicação e Marketing Político. Desenvolve pesquisas sobre: (1) Teoria da Criação Relacional e suas implicações em políticas públicas para o desenvolvimento; (2) Ativos Relacionais em Redes Colaborativas de P & D, Habitats, Sistemas e Ecossistemas de Inovação; (3) Inovação e Internacionalização; (4) Ágape, Fraternidade e Uni-diversidade como Paradigmas Políticos; e, (5) Comunicação e Marketing Político.
Vanuccio Medeiros Pimentel http://lattes.cnpq.br/8928155760846177Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política
Graduado em Licenciatura Plena Em Historia
ParcialIntrodução à Economia16 anosProfessor adjunto II da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, corte interamericana, políticas públicas, desconfiança política e jurisdição internacional. É observador internacional da Organização dos Estados Americanos.

Atualizado em 27/01/2021

VALOR DO SEMESTRE (R$)Nº DE PARCELAS MENSAISPARCELA MENSAL (R$)PARCELA MENSAL (R$)

Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%

PARCELA MENSAL (R$)

Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%

PARCELA MENSAL (R$)

Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%

6.562,0661.093,68  1.038,99984,31929,63

 

O Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces/Unita sempre foi uma referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca foi construída com muito trabalho em seis décadas de ensino, atravessando diversos momentos e tendências pedagógicas com excelência, compromisso e responsabilidade com a formação de seus estudantes.

Para tanto, a formação permanente de seus professores e a preparação para as necessidades da sociedade de profissionais habilidosos e competentes em suas áreas sempre caminharam juntas e isso se reflete nos destaques de egressos nas mais diversas profissões e áreas de atuações, sucesso reconhecido e que sempre nos tornou referência em qualidade de ensino.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces/Unita experiências com o ensino digital, na busca de ofertar e incrementar, nos perfis de egressos, competências e habilidades ligadas ao mundo digital na atuação profissional ou ainda na socialização do conhecimento por parte de estudantes e egressos.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar, a Asces/Unita procurou personalizar sua prática de ensino online, resultado de anos de experiências acumuladas desde 2007.

Assim, as disciplinas e conteúdos ofertados na experiência online da Asces/Unita são produzidos e possuem curadoria de seus professores, formados continuamente para ensinarem atentos às especificidades do ensino a distância.

Os professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Esses mesmos professores são também os tutores de suas respectivas disciplinas: não há, na instituição, a figura do professor que ministra a aula e a de um tutor que tira dúvidas. Aqui na Asces/Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e permitindo a adequação de conteúdos e atividades adequadas aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

Na Asces/Unita, o ensino online é fundamentado no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que adquire os saberes, competências e habilidades exigidas pelas diretrizes da sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho atual. Assim, as metodologias ativas aplicadas no ensino online da Asces/Unita permitem ao estudante aprender a fazer e fazer para aprender.

A avaliação do desempenho dos estudantes nas disciplinas online segue a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. No ambiente virtual, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado constantemente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento do conhecimento e de sua performance, além das avaliações finais que permitem ao estudante a percepção de seu desempenho global ao final de cada ciclo letivo.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no ensino, pacote completo de aplicativos da Microsoft e todas as ferramentas educacionais do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces/Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

 

Toda essa experiência é acompanhada e avaliada continuamente pelos nossos professores, que orientam trilhas de aprendizagens adequadas ao mais completo domínio do conhecimento por parte do estudante, estando presentes em todos os momentos de sua formação seja em sala de aula,  nos laboratórios, no seu smartphone e/ou computador e em momentos de estudos em sua casa.

A experiência de ensino online da Asces/Unita acompanha o estudante em seu dia a dia, em qualquer lugar, permitindo a construção do conhecimento em uma sala de aula sem fronteiras físicas, compreendida entre os momentos em que o estudante está fisicamente nos Campi da Instituição ou em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.

O jeito Asces/Unita de ensinar engloba as mais diferentes e eficientes metodologias de ensino e oferece ao estudante uma experiência significativa de aprendizagem, seja qual for a modalidade e em qualquer lugar.

Bem-vindos!

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




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