Os projetos de extensão Cinecidadania e Adoção Jurídica de Cidadão Presos reuniram os estudantes e professores na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS) para o encerramento dos trabalhos neste primeiro semestre de 2014.

A confraternização foi na sexta-feira (06/06) e contou com sessão de cinema, com a exibição do filme – Gonzaga: de pai pra filho, cuja temática baseia-se na retomada da relação afetiva entre pai e filho, a partir de um ícone da cultura nordestina, o que foi fundamental para o envolvimento e identificação dos usuários.

Cem reeducandos, dentre os quais, os idosos do Envelhecer no Cárcere assistiram ao filme que no seu término foi servido um lanche junino – bolo de milho, milho cozido, canjica e refrigerantes acompanhado de muita música típica da região.

Ao final do filme, o Dr. Daniel Paixão, fez um pronunciamento ressaltando a força da ligação familiar e paterna e sua importância para a sociedade, bem como a capacidade de superação e recomeço do ser humano após erros cometidos. Os motes maiores de sua fala foram, "todo homem é maior que seus erros", e "Deus odeia o pecado, mas ama os pecadores".

Ao longo do semestre, os dois projetos desenvolveram ações de caráter acadêmico-científicos e sociais junto à este público. Para os estudantes, uma oportunidade de engradecimento como seres humanos como futuros profissionais. Para os reeducandos, uma possibilidade de lazer, diminuição das hostilidades e da possibilidade de fluidez dos processos jurídicos.

Adoção Jurídica de Cidadãos Presos:

Neste programa, estudantes do curso de Direito “adotam” um reeducando para acompanhar  e estudar o seu caso, buscando compreender a problemática nele existente e levá-lo, ao menos, a julgamento.

Cinecidadania:

O projeto inclui os cursos de Administração Pública, Serviço Social e Direito para trabalhar questões de cidadania através do cinema, promovendo também debates e pesquisas sócio-economicas.