O Grupo de Pesquisa Materno Infantil da Faculdade Asces participará, no próximo dia 04 de maio, da Oficina de Troca de Saberes “A Arte de Partejar”, que acontecerá das 10h às 16h na sede da Prefeitura de Caruaru (Praça Sen. Teotônio Vilela, 113 – Nossa Sra. Das Dores), como parte das ações do Projeto Parteiras – Um mundo pelas Mãos, do Instituto Nômades. A atividade integra a programação da Semana Nacional de Homenagens às Parteiras, que acontece de 04 a 10 de maio.

O objetivo é promover uma troca de saberes sobre processos de gestação, parto e pós-parto, possibilitando o diálogo entre os conhecimentos da tradição das parteiras tradicionais e os técnico-científicos de profissionais de saúde, cultura e educação, com o objetivo de ampliar a compreensão das participantes sobre esses processos.

A participação na Troca de Saberes é gratuita e aberta a parteiras, aprendizes de parteiras, profissionais, estudantes e educadores de saúde, assistentes sociais gestoras e mulheres em geral que se interessem pelo ofício do partejar. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através de contato com o email nomades@institutonomades.org.br, até o dia 02 de maio.

A Prefeitura Municipal de Caruaru fornecerá o local e alimentação gratuita durante a oficina para todas as participantes. Às 18h, acontecerá, no Hall da Prefeitura, a abertura da exposição fotográfica itinerante “Parteiras – Um Mundo pelas Mãos”, do fotógrafo, jornalista e professor universitário Eduardo Queiroga.

Esta será a primeira participação do grupo de pesquisa Materno Infantil em um evento regional, uma vez que ele foi implantado em fevereiro deste ano, pelo Núcleo de Pesquisa da Faculdade Asces. O mesmo tem como líder a docente de Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Belisa Duarte, e conta com participantes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e Serviço Social.

O grupo é formado por professores e estudantes interessados na pesquisa da saúde materna, infantil e todo o contexto voltado à relação materno-infantil, e está em fase de desenvolvimento de projetos de pesquisa na área. O objetivo é aprofundar os conhecimentos em prol da comunidade científica e externo à Instituição.

“É sem dúvida um grande passo para que mais ações de pesquisa e, consequentemente, divulgação da Asces no âmbito científico seja realizada”, comentou a professora Belisa Duarte sobre a oficialização recente do grupo e sua importância para a área acadêmica.