Com a intenção de ampliar o número de cadastros no registro Nacional de doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), a Central de Transplantes de Pernambuco – Macrorregião Caruaru (CT – Caruaru) vai realizar no próximo dia 16, o Dia Asces de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. Na ocasião alunos de Biomedicina e Enfermagem realizarão a coleta, cadastro e tipagem sanguínea dos alunos da Instituição.

Pode participar qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos e que possua boa saúde física. Para a coordenadora do CT regional Caruaru, Amélia Arnaud, o evento tem a finalidade de contribuir para a porcentagem nacional de possíveis doadores "Ajudar a salvar uma vida pode ser muito simples. O possível doador realiza o cadastro, faz uma coleta sanguínea e se a compatibilidade entre o doador e o paciente der certo, poderá estar salvando a vida de uma pessoa", disse.

Só no estado de Pernambuco são 5.393 pacientes esperando uma doação. E este número não é o grande problema. Achar um doador compatível é uma tarefa de um em um milhão, literalmente. Ainda de acordo com a coordenadora do CT – PE CAruaru, a Capital do Agreste funciona como ponto de coleta,  já que aqui apenas são realizados transplantes de Rim. "Outro grande problema que enfrentamos é a falta de informação e o preconceito. Familiares não entendem como funciona a morte cerebral, o que acaba prejudicando na hora da doação", concluiu.

Central de Transplantes de Pernambuco Macrorregião Caruaru está funcionando desde julho deste ano no Hospital Regional do Agreste e faz parte do plano de interiorização dos transplantes atendendo a 36 cidades do Agreste e Sertão.

Serviço:
Dia Asces de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos