O governo chinês decretou a proibição do uso de automóveis no último dia da semana, o próximo sábado, dia 22 de setembro. A ação faz parte da campanha nacional de combate à poluição, lançada nesta segunda-feira, 17, pedindo que as pessoas substituam os carros por bicicletas durante uma semana.

A campanha pretende ter a participação de moradores de 108 cidades que foram convidadas a deixar o automóvel na garagem e pedalar, ou utilizar o sistema público de transporte, em nome do meio-ambiente. A intenção principal é reduzir as emissões de gás carbônico e chamar atenção ao problema da poluição urbana, bem como aliviar os congestionamentos.

A circulação de automóveis particulares estará proibida entre as 07h00 e 19h00. "Até os carros oficiais estão obrigados a a cumprir igualmente a proibição", declarou oficiais do Partido comunista.

As principais cidades do país estão unidas no esforço. E a campanha deverá se repetir todos os anos.

"Esperamos cortar 33 milhões de litros de gasolina e três mil toneladas de emissões de gás carbônico" disse Qiu Baoxing, vice-ministro do Ministério da Construção, unidade do governo responsável pela ação.

A frota da capital tem mais de três milhões de veículos e a cada dia aproximadamente mil novas licenças para carros são emitidas pela prefeitura, segundo números do jornal China Daily.

Lista negra – No fim de semana, a China foi citada numa lista negra de locais mais poluídos do planeta. Divulgada por uma ONG americana, a lista aponta os dez locais em que a concentração de poluentes mais ameaça a população. A cidade de Tianying, no leste da China, entrou pela primeira vez na lista, se juntando a outra cidade chinesa, Linfen. O ranking tem ainda localicades na Rússia, Índia, Azerbaijão, Peru e Zâmbia. Completa a lista Chernobyl, na Ucrânia.