Até o próximo dia 27 de agosto os estudantes que desejem participar do Financiamento Estudantil – FIES poderão acessar o site: https://acessounico.mec.gov.br/fies e realizar a inscrição.

Nesta edição, pela 1ª vez, haverá reserva de vagas a candidatos com deficiência e/ou autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Tire suas dúvidas abaixo:

✏️Qual é o período de inscrição? De 22 a 27 de agosto, como afirmado no início da reportagem.

✏️Quem pode se inscrever no Fies? É preciso ter:

• renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos (R$ 4.236);
  • participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média aritmética das provas igual ou superior a 450. A redação não pode ter recebido nota zero.

✏️E quem pode participar do Fies Social? Metade das vagas estará reservada para o Fies Social, modalidade exclusiva para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Nessa modalidade, é possível obter um financiamento de 100% da mensalidade (desde que abaixo do teto do programa, que é de R$ 42,9 mil por semestre e, apenas para medicina, de R$ 60 mil).

No Fies “comum”, a parcela de “empréstimo” dependerá da renda (pode ser, por exemplo, de 70% dos encargos educacionais. O aluno paga os 30% todo mês, além das taxas, e quita o restante após concluir o curso).