A agenda acadêmica da Asces-Unita começou oficialmente nesta terça-feira (28) com a realização do primeiro Encontro Pedagógico do ano. O evento reúne, ao longo de todo o dia, coordenadores e professores de todos os cursos para o início das atividades do semestre. Nesta edição, o tema central apresentado foi “Novas tecnologias da educação: entre a tradição e a inovação”.

Os Reitores Paulo Muniz, Marileide Rosa e Emília Pinheiro lideraram a programação apresentando as novidades e mensagens de estímulo para o cumprimento dos valores organizacionais de fraternidade, ética e compromisso. Na fala da profa. Marileide, a expressão esperançar ganhou forma no intuito do agir diante das situações, com destaque para atos que integrem a todos. “Os tempos sociais são desafiadores, é preciso acreditar que as atividades docentes são dinâmicas e devem sempre estimular um pensamento de inovação, de valorização do ser humano diariamente”, disse a Pró-Reitora Acadêmica.

O compromisso de todos com a prestação do serviço na Instituição foram mencionados pela Pro-Reitora Emília Pinheiro, pois, segundo ela “temos uma grande responsabilidade em dar continuidade ao pioneirismo da organização, mantendo as nossas características e, especialmente, o compromisso com os nossos estudantes, com a sociedade em geral”.

O prof. Paulo Muniz chamou a atenção para os novos projetos destacando, sobretudo, os cuidados que devemos sempre ter com a inovação e que essa não deve comprometer “a tradição, a qualidade e a segurança na oferta da educação”.

Também nesta manhã, os professores Lícia Vasconcelos e Eurico Liberalino trouxeram conteúdos para a formação continuada do grupo, perpassando por conteúdos e cases que contribuirão para as práticas em sala de aula e nos projetos acadêmicos. No turno da tarde, os professores seguem com agendas específicas por curso e áreas de conhecimentos como atualização profissional.

A coordenadora Pedagógica, Ana Paula Luna, valorizou a importância de quanto mais acreditarmos em nossos valores, mais nossas características de inovação e qualidade vão nos fortalecer diante da nossa missão.

Arte – A abertura do evento teve um capítulo à parte do evento: a música popular brasileira se fez destaque. A professora Eline Mendonça e o estudante do 8º período de Enfermagem Ryan Cordeiro tiveram uma importante missão de levar arte para a abertura oficial do Encontro Pedagógico. Eles apresentaram um número com canções marcantes como Aquarela, Anunciação e Simples Desejo.

A professora Ana Cecília Albuquerque declamou o texto “A Escola” de Paulo Freire. Numa expressiva apresentação, ela que também é atriz do Grupo de Teatro Asces-Unita, provocou a reflexão de todos com sua apresentação.

As aulas para os estudantes começarão na próxima segunda-feira (03/02) em todos os Campi da Asces-Unita