Após três dias intensos de discussões e planejamentos, o Seminário de Fraternidade, Saúde e Direito, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Asces-Unita em parceria com o Instituto Universitário Sofia e o Instituto Universitário Sofia para a América Latina e Caribe (ALC), concluiu seus trabalhos com grandes avanços na cooperação internacional entre as instituições participantes.

O evento, realizado na Asces-Unita e reuniu representantes de diversas partes do mundo para debater a internacionalização de cursos, a pesquisa acadêmica, a extensão universitária e o intercâmbio entre estudantes e professores. A conclusão do seminário marca um momento de maturação dessas parcerias, como destacou o prof. Osvaldo Barreneche, da Universidade de La Plata: “Este seminário é um ponto de maturação desse caminho e, seguramente, depois nascerão novas colaborações, provavelmente mais institucionais, com uma oferta acadêmica que possa dar visibilidade à internacionalização de professores e estudantes.”

A diversidade de perspectivas foi um dos principais pontos abordados durante o seminário. Lucas Cerviño, do Instituto Sofia ALC, ressaltou a importância da interdisciplinaridade e da internacionalidade no ambiente acadêmico: “O fato de ter uma instituição bem arraigada, como a Asces-Unita, em Caruaru, a Sofia ALC, que tem uma visão mais de alcance para a América Latina, e o Instituto Universitário Sofia, na Itália, com uma visão mais global, dá uma possibilidade de intercâmbio a estudantes de reconhecimento. São muitas possibilidades, na Asces-Unita, com os cursos vinculados à saúde, ou no Instituto Sofia, mais vinculado à filosofia e ao Direito. Tudo isso enriquece essa diversidade de perspectivas e disciplinas.”

COLABORAÇÃO E VISÃO COMUM

Outro aspecto crucial destacado foi a construção de uma rede de colaboração baseada em valores e visões comuns. Declan O’Byrne, reitor do Instituto Universitário Sofia, sublinhou a importância de unir atividades diferentes sob uma visão compartilhada: “Temos muitas coisas em comum, a mesma visão, valores, atividades diferentes, e atividades que são boas para juntar, coordenar e trabalhar em unidade. Não é só definir atividades, mas compartilhar a história, tendo um conhecimento recíproco. E isso foi excepcional, foi muito bom.”

A colaboração entre as instituições também abrirá novas oportunidades para os estudantes, como apontou o prof. Javier Baquero: “Se trabalhamos com Relações Internacionais e temos professores para falar sobre, por exemplo, a política da América Latina, isso ajudará os estudantes a terem, desde professores diretamente desses países, uma visão muito mais concreta. Ou se trabalhamos direitos humanos com os estudantes de Direito, isso permitirá ter uma concepção de como estão pensando os direitos humanos, boas práticas, boas experiências, etc.”

UNIÃO CONSOLIDADA

O reitor da Asces-Unita, Paulo Muniz, destacou que o seminário consolidou a integração da Asces-Unita à rede de universidades associadas ao Movimento dos Focolares, fortalecendo ainda mais a cooperação entre as instituições: “Temos muito a compartilhar de nossas experiências, de nossas trajetórias, de nossas ofertas acadêmicas e identificar que pontos de convergência existem para que possamos trabalhar juntos, seja na pesquisa, seja na extensão universitária, seja também na oferta de novos cursos de graduação. A discussão foi muito rica e a cada momento surgem novas ideias que poderemos concretizar no curto, no médio e também no longo prazo.”

Com a conclusão do seminário, as instituições envolvidas deram um passo significativo rumo à internacionalização e à criação de uma rede acadêmica global, unificando esforços para proporcionar uma educação mais ampla e diversificada a seus estudantes. Os planos formulados durante o evento prometem transformar a realidade acadêmica das instituições, oferecendo novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento para todos os envolvidos.