A capital do Amazonas, Manaus, sedia, desde esta quinta-feira, a 1ª edição do Congresso Latino-Americano de Comunhão e Direito. O evento aborda o tema “Fraternidade e direito ao desenvolvimento: fundamentos e alcance a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, organizado pelo Grupo Comunhão e Direito.

 

No Brasil, o Grupo realizador tem como coordenadora a desembargadora Socorro Guedes, do Tribunal de Justiça do Amazonas, que destacou que “o evento é uma oportunidade significativa para unir vozes e ideias em torno do tema crucial da fraternidade como direito”.

 

“Com uma abordagem colaborativa, exploraremos como esse princípio fundamental pode contribuir para a formação de políticas e práticas fomentadoras de um desenvolvimento sustentável e inclusivo em toda a América-Latina”, afirmou a magistrada.

 

Na Conferência de Abertura desta quinta, um destaque para a participação do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca, que abordou o tema “Fraternidade, direito ao desenvolvimento e objetivos do desenvolvimento sustentável”.

 

Também ocorreu o painel sobre “O princípio da fraternidade como fundamento do Direito ao Desenvolvimento”, sob coordenação do reitor do Centro Universitário Asces-Unita, Paulo Muniz Lopes, e tendo como painelistas: o advogado Raul Gamarra, do Uruguai, e o procurador de justiça do Ministério Público de Sergipe, Carlos Augusto Alcântara Machado.

 

Segundo o Reitor da Asces-Unita, o evento tem como missão debater o Direito ao Desenvolvimento como direito humano, “bem como na condição de um direito fundamental, em seus aspectos individuais, sociais e do gênero humano”. “Em ambas perspectivas, apresentamos o princípio da Fraternidade como fundamento teórico para a sua efetiva concretização”, reforçou o prof. Paulo.

 

O evento encerra nesta sexta-feira, 03 de maio, com a presença de conferencistas e painelistas brasileiros e estrangeiros.

 

 

 

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amazonas.