O Programa Universidade Para Todos (ProUni) abre as inscrições nesta segunda-feira (29) e seleciona estudantes que desejam uma bolsa de estudos em uma universidade privada até quinta-feira, dia 1. Nesta edição, o MEC anunciou um aumento no número de vagas para cursos como Direito e Medicina.

Como fazer inscrição no ProUni 2024?

As inscrições devem ser realizadas no Portal Acesso Único. O candidato precisa ser cadastrado no login único do governo federal e ter conta no gov.br. Aqueles já cadastrados realizam o acesso usando o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Diferentemente do Sisu, em que são solicitados apenas os dados do aluno, o ProUni pede informações de toda a família do candidato para contabilizar a renda mensal per capita.

Devem ser selecionadas até duas opções de instituição, por ordem de preferência do aluno. São solicitados ainda o local, curso, turno de estudo, tipo de bolsa (parcial ou integral) e modalidade de concorrência.

Calendário ProUni 2024

• Inscrições: 29 de janeiro a 01 de fevereiro
  • Resultados: 6 e 27 de fevereiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março
  • Resultado lista de espera: 18 de março

Para se inscrever no programa de bolsas de estudo, o candidato precisa preencher alguns critérios.

São eles:

• Ter participado da edição de 2022 ou 2023 do Enem;
    • Ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas cinco competências avaliadas no exame e não ter zerado a redação;
    • Não ter realizado a prova como treineiro (aluno que ainda não completou o ensino médio);
    • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ter cursado parte ou todo o ensino médio com bolsa integral em instituições privadas; ter estudado parte do ensino médio na rede pública e parte em instituição privada com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos; ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
    • Renda familiar bruta mensal per capita que não excede o valor de 1,5  salário mínimo para bolsas integrais;
    • Renda familiar bruta mensal per capita que não excede o valor de 3 salários mínimos para bolsa parcial.

Notas de corte ProUni 2024

Alguns cursos podem adotar pesos diferentes para cada disciplina. Por exemplo, a maioria das universidades dão peso dois ou três para a nota de redação em seus cursos no geral. Normalmente, as disciplinas que mais têm a ver com o seu curso vão ganhar um peso diferenciado, como Matemática para quem quer cursar Engenharia.

Outras universidades podem estabelecer uma média mínima e uma nota mínima em uma disciplina para que um candidato conquiste a vaga. Um curso de Medicina, por exemplo, pode exigir que a média mínima seja de 400 pontos e que o candidato tire pelo menos 500 em Ciências da Natureza.

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas, ou seja, é a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível. Se o curso de Pedagogia oferece 40 vagas e o candidato que ocupa o 40ª lugar tem 650 pontos, esses 650 pontos são a nota de corte daquele curso oferecido por aquela universidade.

Elas ajudam o candidato a monitorar sua inscrição e a elaborar estratégias — se vale a pena manter ou trocar de curso. As notas de corte são divulgadas diariamente, a partir do segundo dia, e não garantem a vaga, só dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso. Pode acontecer de vários candidatos se inscreverem em um curso só porque a nota de corte dele está baixo e ela saltar de um dia para o outro.