O XXI Congresso de Direito Asces-Unita começa nesta terça (11) e vai explorar um assunto que já é realidade na carreira jurídica: como a tecnologia impacta na profissão? Com o processo natural de digitalização dos processos, uso de inteligência artificial e recursos de comunicação online, o evento reunirá grandes nomes do cenário jurídico para explanar suas opiniões e estudos.

Entre os palestrantes, estará o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, a advogada e desembargadora aposentada do TJRS, Maria Berenice Dias, e o advogado Gustavo Rabay, que falará sobre advocacia digital, proteção de dados e compliance.

Estudantes e pesquisadores que apresentarem artigos científicos e resumos expandidos terão seus trabalhos publicados em um ebook. Para a coordenadora do curso de Direito da Asces-Unita, Marcela Proença, o cenário atual exige um debate sobre o tema. “O avanço tecnológico e a pandemia aceleraram os processos. Escritórios e órgãos já estão mergulhados nisso, além da necessária discussão sobre Inteligência Artificial e segurança, então, vimos uma ótima oportunidade”, explicou.

A programação completa pode ser conferida no site congressodireito.asces-unita.edu.br, onde também é possível fazer a inscrição até esta segunda (10).