Em um cenário de incertezas, no mês de julho, as clínicas e laboratórios da Asces-Unita abriram as portas para receber estudantes concluintes, com carga horária prática a cumprir, antes de colar grau. Para garantir um retorno seguro, um plano elaborado pela instituição adequou toda a estrutura, atendendo às recomendações sanitárias. “Foi uma volta tranquila e gradual”, explica Mario Melo, gerente administrativo da instituição.

Ainda no mês de julho aconteceu, pela primeira vez de forma remota, o evento Férias no Campus, e o resultado surpreendeu pelo número de participantes. Em seguida, a retomada das aulas práticas permitiu aos estudantes de cursos como Odontologia e Fisioterapia voltar a atender a população. “Para que esses pacientes também estivessem dentro de um ambiente seguro, uma série de medidas foi tomada, com mudanças de protocolos e redução de atendimentos, de modo que não tivéssemos aglomerações”, destaca Mario, que também é gerente de projetos da Asces-Unita.

Já no final do mês do agosto, um quantitativo de 1.400 estudantes de variados cursos, estava de volta à instituição, realizando atividades práticas nos vários prédios e nos três turnos. Desde o mês de setembro, a presencialidade também acontece nas aulas teóricas, obedecendo a normas como o distanciamento de um metro e meio nas salas. “Também foi criada uma equipe que faz o acompanhamento dessa movimentação dos estudantes, a fim de que cumpram os protocolos e com isso evitemos o contágio”, reforça.

Outra peculiaridade é que a presencialidade é facultativa, sobretudo para os estudantes que moram em outras cidades. “As aulas que estão acontecendo na instituição também são transmitidas online. Nossos professores estão dando um show de criatividade e de compromisso, porque não é fácil dar aula para uma turma presencial e, paralelamente, estar acompanhando aqueles que estão remotos”, comemora Mario Melo.

Eudes Lorena, professor do curso de Odontologia, explica que no retorno das atividades práticas, incluindo as de estágio curricular, foi estruturado um curso híbrido, parte teórica online e parte prática presencial, para ensinar aos estudantes os cuidados de biossegurança que deveriam adotar desde a saída de casa. “Isso viabilizou um retorno seguro”, observa. A instituição também manteve contatos com a Secretaria de Saúde de Caruaru para viabilizar o retorno dos estudantes às Unidades Básicas de Saúde, que também são campos de prática importantes na formação.

Maurício, estudante do décimo período de Odontologia, foi um dos que regressaram logo no início das atividades, para finalizar a carga horária exigida para a colação de grau. Ele diz que percebeu uma preocupação da Asces, tanto para garantir a conclusão do curso como para evitar a transmissão da Covid-19. “Até os pacientes recebem uma instrução adequada antes de serem atendidos por nós. Além disso, a forma como a Asces tem lidado com a pandemia serve de exemplo para os formandos sobre como atuar na vida profissional”, argumenta.