I Simpósio de História será realizado no mês de agosto
Nos próximos dias 26 e 27 de agosto, será realizado o I Simpósio de História Asces-Unita. Com o tema Novos e Velhos Combates da História: entre Práticas, Representações e (Re)significações, o evento tem o objetivo de analisar o mundo e os rumos da história em um momento em que profundas mudanças estão em evidência, destacando o papel do Historiador nessas situações. As inscrições podem ser feitas neste link. Como forma de contribuir para o debate científico e social, não haverá taxa de inscrição.
De acordo com a coordenadora do curso de História, Rosineide Gonçalves, é nesses episódios da humanidade que não pode haver omissão. “A crise civilizacional, os dramas humanitários e sanitários acentuados pela pandemia do coronavirus, o crescimento das desigualdades e o desmantelamento das economias impõem desafios que demandam tempo para entender e superar. Tudo isso exige da História um debate do qual seus estudiosos não podem se omitir”, afirma.
Na programação, minicursos, mesa de diálogo e apresentação de trabalhos, que podem ser submetidos por este edital. Os minicursos terão os temas “História e Esperança: Desafios e potencialidades do conhecimento histórico em cenários de crise” e “O fascismo como fenômeno histórico e o uso público da categoria política de fascismo”. Já a mesa de diálogo discutirá a temática “ Distopias e esperanças: resistências e resiliências no Brasil”.
O Simpósio será por videoconferência, via aplicativo Zoom.
PROGRAMAÇÃO
26 DE AGOSTO DE 2020
14h as 17h – ENCONTRO DE PESQUISADORES(AS)
Apresentação de Trabalhos conforme regras do Edital
19h – MESA DE ABERTURA
19h20 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Novos e Velhos Combates da História: entre Práticas, Representações e (Re)significações
Conferencista: Prof. Dr. Jailson Pereira da Silva (Graduado, mestre e Doutor em História pela UFPE. Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa, principalmente, os seguintes temas: fontes históricas, história, história do brasil república, cinema-história e história e cidade).
Mediador: Me. José Veridiano dos Santos (Graduado em Ciências Sociais pela FAFICA e Mestre em História pela UFPE, professor nos cursos de História e Enfermagem na Asces-Unita)
27 DE AGOSTO DE 2020
MINICURSOS
15h – História e Esperança: Desafios e potencialidades do conhecimento histórico em cenários de crise.
Professores responsáveis:
Prof.º Me. José Romildo Souza Lemos Júnior
Prof.º Me. Jefferson Abraão do Nascimento Silva
15h – O Fascismo como Fenômeno Histórico e o Uso Público da Categoria Política de Fascismo.
Professores responsáveis:
Professor. Dr. Marco Luppi
Professor Me. Yago Campelo
19h – MESA DE DIÁLOGO
Distopias e Esperanças: Resistências e Resiliências no Brasil
Participantes
Mediador: Prof. Me. José Daniel da Silva (Graduado em História pela FAFICA e Mestre em História pela UFPE, professor nos cursos de História e Pedagogia na Asces-Unita)
Prof. Me. Adauto Guedes Neto (Mestre em História – UFPE, doutorando em História pela UFPE atua como e Professor efetivo da Secretaria de Educação de PE, lotado na ETE Edson Mororó Moura – Belo Jardim-PE e Professor contrato da Faculdade de Belo Jardim – FBJ)
Prof. Dra. Maria do Rosário da Silva (Graduada em História pela FAFICA, Mestra em História do Brasil pelo Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (2008), e Doutora em História pela UFPE. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Profissional), da Licenciatura em História e do Bacharelado em Direito na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP))
21h30 – ENCERRAMENTO