Medidas de segurança foram implantadas

A alegria do reencontro entre professores, reitores e colaboradores deu o tom do Encontro Pedagógico 2020.2, realizado na manhã desta sexta-feira (31). Promovido no ginásio do Campus II, o espaço teve toda a adequação necessária, como distanciamento dos assentos, espaços para aplicação do álcool em gel, distribuição de máscaras e orientações constantes da equipe. Naturalmente, foi sem abraços, mas com o carinho de sempre entre todos. 

A programação foi iniciada com uma saudação da coordenadora pedagógica da Asces-Unita, professora Ana Paula Luna, que destacou a emoção de ter esse retorno após quase cinco meses de trabalhos realizados remotamente. O momento contou, ainda, com um minuto de silêncio em homenagem ao professor Marco Aurélio Lauriano e também à Dona Creuza, que nos deixaram, vítimas da covid-19. 

Os reitores deram as boas-vindas aos professores em seguida. As pró-reitoras acadêmica e administrativa, Marileide Rosa e Emília Pinheiro, destacaram o empenho de todos durante as atividades remotas, dando continuidade com excelência ao trabalho que vinha sendo realizado. 

Para o reitor Paulo Muniz, a reunião desta manhã foi muito relevante pelo significado que carrega, como um fechamento de ciclo. “Nossa geração não viveu, e esperamos que não viva mais, outro momento como esse. Os últimos quatro meses foram de muita aprendizagem e resiliência, mas resistimos e estamos aqui. É um momento que vai além do seu conteúdo, pois poder ver cada um e cada uma presencialmente tem o seu significado e simboliza um novo ciclo”, frisou. 

O palestrante da manhã foi o professor João Mattar, que explanou os detalhes e desafios que o novo normal irá proporcionar ao ensino superior. Segundo ele, é fundamental que as instituições estejam preparadas para o ensino remoto e repassem isso aos seus estudantes, pois é uma realidade. “Estarão à frente aquelas instituições que já desenvolveram estratégias eficazes para trabalhar com o ensino remoto durante a pandemia. E é necessário preparar os alunos para este novo momento, com foco central em compreendê-los e preparar as mudanças de acordo com os interesses acadêmicos deles” frisou. . 

Segundo a professora Josinês Rabêlo, essa edição do encontro traz uma relevância ainda maior. “É um momento importante entre nós professores, onde vamos nos preparar para o semestre, e nesse contexto de pandemia, com todo mundo se descobrindo, serve para nos tranquilizar e desenvolver esperança de aprender a viver com o novo mundo. Isso vai exigir mais criatividade do professor, desenvolvendo ainda mais humanidade. mais flexibilidade das instituições e teremos que aproveitar os recursos que temos para fomentar a educação e continuar formando profissionais de forma humana e construir um mundo melhor”, afirmou.

ASSISTA A PALESTRA COM O PROFESSOR JOÃO MATTAR