A Asces-Unita lamenta o falecimento do conceituado professor e jurista Walter Augusto de Andrade, neste domingo (05/04), em Caruaru, aos 78 anos. Formado em Direito pela então Faculdade de Direito de Caruaru (1970), Dr. Walter foi colaborador da Asces-Unita durante 16 anos e boa parte deste tempo atuou no Escritório de Práticas Jurídicas, orientando estudantes de Direitos no atendimento à população. Também foi coordenador do curso de Direito (1998/1999).

Dr Walter Andrade foi membro-fundador e também presidente de diversas entidades de classe. Foi fundador e membro da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL) , fundador da Academia Caruaruense de Literária Jurídica, atuou como Secretário Municipal nos governos de José Queiroz e João Lyra Neto. Além disso, era membro fundador da ACAMUS – Associação dos Amigos da Música de Caruaru.

Maçon, foi integrante e ex-presidente do Rotary Caruaru.O jurista também teve uma breve passagem pela redação da Rádio Cultura, ainda quando jovem, pela grande proximidade que sempre manteve com a família Almeida, diretora do dial.

Ele foi um dos fundadores da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Caruaru e presidiu a entidade nos anos de 1981/1982. Foi conselheiro estadual da OAB-PE; único candidato até hoje do interior ao cargo de Desembargador pelo Quinto Constitucional da OAB, entrando na lista sêxtupla para o Tribunal de Justiça do Estado.

“Recebi esta notícia com muita tristeza. Me emociono muito ao lembrar da trajetória dele, um advogado civilista dos mais competentes, ético e exemplo de profissional. Muito humanitário era muito dedicado às causas que abraçava. Lembro de logo após ser eleito presidente da OAB Caruaru ele me aconselhou a manter o foco e a dedicação à Entidade”, relembrou Saulo Amazonas, professor e ex-presidente da Ordem.

No meio social e cultural Dr. Walter era uma das personalidades mais atuantes na cidade de Caruaru. “Lembro de tê-lo entrevistado diversas vezes. Sempre muito ético e com olhar humanitário dos mais singulares. As pautas, em sua maioria, eram ligadas às ações culturais, eventos e atividades de mobilização para campanhas voltadas beneficiar comunidades carentes. Certamente é uma das maiores perdas para nossa região, mas tenho certeza que ele deixou um legado de sua generosidade”, comentou a jornalista Diana Bezerra.

Os familiares informam que, diante das restrições de aglomerações, não haverá velório. Será realizada cerimônia privada à família.