O curso de Saúde Coletiva da Asces-Unita promoveu um debate sob o tema “Da Reforma sanitária ao novo financiamento da atenção básica: O caminho para o desmonte do SUS”, que contou com a presença dos professores Victor Hugo de França e Valéria Gorayeb, com mediação da coordenadora do curso de Saúde Coletiva, professora Eline Mendonça.

O “Saúde Coletiva em Debate” nasce com o propósito de reunir estudantes, docentes, profissionais e gestores da saúde para discutir temas relevantes para o desenvolvimento do SUS. Durante o evento 130 estudantes e profissionais participaram da atividade.

A professora Eline Mendonça destacou: “Para dar início a esse ciclo de atividades, escolhemos um tema de grande relevância para todos nós, não só enquanto estudantes e profissionais de saúde, mas enquanto cidadãos: a saúde como direito, e o que tem sido feito com o nosso Sistema Único de Saúde, o SUS! Discutir os rumos da saúde pública atualmente é, no mínimo, revolucionário. Estamos enfrentando vários retrocessos no SUS e precisamos estar atentos ao seu futuro.  O desmonte do SUS é um processo de longo prazo, mas que se tornou mais intenso com o atual governo. Se antes tínhamos um cenário de subfinanciamento, podemos falar que passamos a ter um cenário de desfinanciamento.”

A Atenção Básica hoje, de coordenadora do cuidado, ponto estratégico dentro das redes – passa cada vez mais a ser um ponto estratégico de luta e resistência por um Sistema de Saúde Público, Universal, Estatal e Multiprofissional.

Para refletir este cenário foi promovida a mesa, com esses dois profissionais de referência na Saúde Coletiva, sobretudo na Atenção Primária à Saúde, e foi um sucesso.

O próximo “Saúde Coletiva em Debate”, já tem data, será no dia 04 de maio. Para mais informações sobre as atividades do curso, seguir a página do instagram @saudecoletivaasces