Outubro Rosa e a Qualidade de Vida no Tratamento do Câncer de Mama Avançado
O câncer de mama metastático, também chamado de estágio IV ou câncer de mama avançado, é o câncer de mama que se disseminou para outros órgãos, geralmente ossos, pulmões, fígado ou cérebro.
Por mais difícil que seja, o câncer de mama avançado não é curável. No entanto, isso não significa que o câncer de mama metastático não possa ser tratado.
O tratamento do câncer de mama avançado visa o bem-estar e a qualidade de vida da paciente, incluindo:
- Estado de saúde física e mental.
- Capacidade de desempenhar atividades diárias.
- Vida sexual.
- Dor, fadiga e outros efeitos colaterais do tratamento ou sintomas da doença.
Questões não relacionadas à saúde, como preocupações financeiras, também fazem parte da qualidade de vida.
Gerenciar os efeitos colaterais e outras questões que podem piorar sua qualidade de vida é uma parte importante do tratamento do câncer de mama avançado.
Paciente Ativa
Para ser uma paciente ativa, você tem a opção de adotar uma série de ações, comportamentos e atitudes que podem melhorar sua qualidade de sua vida e que podem, também, aumentar a possibilidade de recuperação.
Ser paciente ativa é saber o que está acontecendo e significa ser parceira de seu médico e da equipe de profissionais de saúde.
É muito importante que você participe de forma ativa de tudo o que se relaciona com sua doença. Conversar, debater, tirar dúvidas e fazer escolhas, juntamente com a equipe médica que a atende, é uma atitude que dará segurança no processo de enfrentamento da doença. Ser ativa, porém, é mais do que isso; é também reconhecer a importância de cuidar das partes física, social, emocional e do seu bem-estar espiritual.
Fonte: Oncoguia