Os estudantes que marcaram presença durante a noite desta última quarta-feira(25) no auditório do campus I tiveram a oportunidade de entender melhor a realidade vivida pelos surdos e também pelas pessoas que sofrem com depressão. As professoras Sibele Ribeiro e Rossana Leal programaram palestras com pedagogos, surdos, professores e estudantes, num rico encontro que promoveu a difusão de conhecimentos, como por exemplo, a realidade escolar dos estudantes surdos, que passam pela escola sem acumularem a aprendizagem mínima que os demais alunos adquirem, diante da falta de preparo e do deficitário acolhimento realizado pelas escolas do ensino básico.

Acompanhando as palestras e realizando a tradução simultânea na linguagem de sinais (libras) a professora Lucielma Rêgo realizou a intermediação das palestras para os surdos presentes no auditório e que também relataram suas experiências. O público composto essencialmente por estudantes da área de saúde, pôde compreender a importância da aprendizagem da língua de sinais, que dá ao profissional a qualificação necessária para ter em seu atendimento ao paciente o diferencial necessário para se destacar na excelência do atendimento.

Encerrando a noite o professor Thiago Wanderley destacou a depressão como fator de risco para o suicídio, ressaltando a importância do equilíbrio das atividades rotineiras como trabalho e lazer, e em especial a ajuda de profissionais de Psicologia para o atendimento adequado ao paciente. Outro momento importante foi o depoimento do jovem João Paulo, cirurgião dentista que destacou “Na terapia eu consegui a ajuda da qual precisava e me senti fortalecido, pude me compreender melhor. Os amigos e familiares na tentativa de apoiar o paciente acabam agravando o quadro, sem o conhecimento e tato que apenas os profissionais de psicologia dominam”.

A Asces-Unita dispõe de atendimento psicológico para seus estudantes através do Serviço Sócio Educacional, as marcações podem ser realizadas pelo telefone 2103.2000 ramal 2025.