Asces-Unita realiza oficina sobre a história do Frevo
Durante o mês de Julho será ofertada na programação do Férias no Campus a oficina de frevo, que é um movimento que marca a história pernambucana representando um dos maiores carnavais de rua do mundo. A atividade será aberta ao público e acontecerá no dia 2 de Julho, das 19h às 22h, no Campus II da Asces-Unita. Para esta oficina serão ofertadas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas aqui
A proposta da oficina Ferver, Frever, Frevo: cultura e resistência popular é desenvolver uma atividade de caráter teórico e prático com o objetivo de resgatar a origem e importância do frevo, em sua dimensão política-cultural, bem como exercitar passos do referido movimento.
Em 2012, o frevo foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO). Cinco anos antes, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tinha concedido o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Estas ações destacam a resistência e a pluralidade do frevo, tendo em vista que permanece vivo há mais de um século e se diversifica nas modalidades de frevo de rua, frevo-canção e frevo de bloco.
“Queremos trazer justamente o resgate da memória cultural que a gente tem, esse elemento da nossa cultura que nos é tão forte é um referencial nosso para fora do estado e que normalmente não vemos por aqui, exceto no carnaval” destaca o professor, Paulo Ricardo, que será um dos ministrantes da oficina.
Serviço:
O que: Oficina Frevo: cultura e resistência popular
Quando: 2 de Julho, das 19h às 22h
Onde: Asces-Unita, Campus II
Taxa: R$ 15,00