Idealizado e executado por integrantes do Projeto Águas do Agreste, o trabalho visa levar informações importantes sobre o consumo adequado da água e a importância de atitudes simples de higiene para evitar a contaminação de diversas doenças.

Na Semana Mundial da Água o Projeto de Extensão Águas do Agreste estará visitando as escolas municipais de Caruaru, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/03), para ação de divulgação a cerca dos cuidados com a higiene pessoal e com o uso adequado da água. Um dos materiais utilizados na ação será o CD educativo Água, que contém sete faixas e foi lançado recentemente como forma de complementar as atividades sócio-educativas do Projeto.

Foram selecionadas 50% das escolas públicas municipais, que já tiveram, entre os anos de 2008 e 2010, a visita dos estudantes para a coleta e análise das águas de consumo (Bebedouros e das torneiras das cozinhas). Desta vez, a equipe da Asces fará a exposição do CD e o trabalho de conscientização, reforçando o papel da comunicação no processo de mudanças de comportamentos.

“Com esta ação nós poderemos contribuir com a conscientização tanto dos gestores como dos funcionários, professores e alunos para que a qualidade da água consumida seja não só um compromisso dos órgãos governamentais, mas de cada um deles”, comentou o coordenador do Projeto professor Agenor Jácome.

Sobre o Projeto águas do Agreste – Criado em 2008, apenas com a participação do curso de Biomedicina, o projeto iniciou com sete estudantes. Até hoje, os números foram ganhando novos degraus: 70 estudantes já participaram; mais de 100 mil pessoas já foram beneficiadas, entre professores, estudantes e a comunidade; 93 escolas analisadas; 23 municípios visitados e 68,5% das escolas analisadas apresentaram algum problema e receberam orientações para saná-los. Outra conquista importante foi à integração de estudantes de outros cursos, entre eles: Farmácia, Engenharia Ambiental, Odontologia e Educação Física.