Estudantes do curso de Relações Internacionais realizaram pesquisa científica durante os dias 5 e 6 de abril, a atividade foi desenvolvida no 5º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco- Amupe. A pesquisa faz parte do rol de ações que compõem a Agência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS em Pernambuco, instalada na Asces-Unita.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS são herdeiros dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, criado no ano 2000 no qual as Nações Unidas se comprometeram em unir forças para reduzir a pobreza extrema nos próximos 15 anos. Os objetivos iniciais foram bem sucedidos em alguns aspectos como redução da mortalidade infantil, diminuição da pobreza extrema. Porém estes objetivos tiveram seu prazo expirado em 31 de dezembro de 2015.

Por que parar?

Em 25 de setembro de 2015 foi aprovada por 193 líderes mundiais a Agenda 2030, que tem prazo de atuação até o ano de 2030. Um plano de ação mais audacioso que o seu antecessor, que consiste em pontos como erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça além de, conter as mudanças climáticas. As 17 metas gerais se desdobram em 169 objetivos. Os esforços não são restritos aos líderes políticos, ela alcança também ONG’s, empresas, academia e sociedade civil.

Agência ODS em Pernambuco

A Asces-Unita sempre pioneira e de olho na comunidade iniciou oficialmente a sua articulação junto aos ODS na mesma época em que o Brasil de fato começou sua articulação sobre o tema.

A criação da Agência ODS Pernambuco coloca-se como uma excelente oportunidade para alavancar o desenvolvimento das regiões, principalmente, no interior do país. A agência funcionará na Asces-Unita e contemplará as ações acadêmicas e sociais em busca da consideração dos objetivos propostos pelas Nações Unidas, que tal unirmos forças e fazermos isso juntos?

Entre em contato com a agência e tenha suas ideias analisadas pelos estudiosos da Asces-Unita, juntos criaremos estratégias para um amanhã cada vez mais digno.

Contato:

Agência ODS em Pernambuco