Nesta terça-feira (7), foi iniciada, na Asces-Unita, a Jornada de Iniciação Científica, que será realizada até o dia 10 de novembro e tem como tema “Produção Científica e Incentivo à Pesquisa”. A iniciativa está em sua 13ª edição e é uma oportunidade para os estudantes exporem o resultado de pesquisas e trabalhos científicos produzidos em sala de aula.

Na abertura, o egresso de Odontologia Evair Josino conversou com os alunos falando sobre a importância da produção científica para a carreira profissional. Em seguida, começaram as apresentações, sempre avaliadas por uma comissão científica.

A coordenadora de Pesquisa de Extensão da Jornada, profª Ana Cecília Albuquerque, fala da importância do evento para todo o corpo acadêmico, incluindo alunos, ex-alunos, professores e coordenadores. “A jornada abre um leque para que os alunos possam apresentar esses trabalhos para a comunidade acadêmica e aos alunos que estão estudando atualmente para que sejam incentivados a participar nos próximos anos”, disse.

Ela destaca ainda que a troca de conhecimentos com os egressos também ajuda para que os formandos sejam estimulados a produzir. “Normalmente a gente convida um aluno que é egresso para dar o seu relato da experiência dele de Iniciação Científica e o quanto isso é importante na vida profissional que ele tem hoje, porque a Iniciação Científica traz para a pessoa uma base não só para a vida profissional quanto para a vida pessoal”, explicou.

A Jornada de Iniciação Científica acontece nos Campus I e II da Asces-Unita. Confira aqui a programação.