Em agosto de 2016, a Asces foi credenciada a ser Centro Universitário, passando a ser chamada Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). Mas não foi apenas o nome que mudou. Junto com a criação do 1º Centro Universitário Comunitário do Norte e Nordeste, muito foi acrescido neste primeiro ano. Confira um resumo do que aconteceu:

Guia do Estudante reconhece nove cursos da Asces-Unita como referência em qualidade

Os cursos de Fisioterapia, Direito e Administração Pública foram classificados com nota quatro, já as graduações em Serviço Social, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física e Biomedicina receberam a nota três de acordo com avaliação da editora Abril, sob selo da publicação Guia do Estudante, edição Profissões Vestibular 2017.

CPA é referência

A Asces-Unita recebeu a visita das professoras Ana Lydia Peixoto e Giane Aquilino do CESMAC de Maceió-AL, que conheceram as práticas da comissão própria de avaliação – CPA por serem referência quanto a sua atuação. O objetivo da visita foi de observar in loco como se dava a construção de nosso trabalho.

Autonomia

Tendo em vista o credenciamento do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), a Instituição passou a registrar os próprios Diplomas de conclusão dos cursos da graduação. Anteriormente, a Faculdade Asces emitia os diplomas e estes eram enviados para registro na UFPE, mediante o pagamento de uma taxa de serviços públicos em favor da União.

Inspiração Acadêmica

A  1ª Semana Nacional de Inspiração Acadêmica aconteceu na Asces-Unita. Pensada como um congresso que vai conduzir a Inspiração aos estudantes desde os que estão chegando agora à universidade até os que estão concluindo seus cursos.

Vidas Refugiadas

Campus da Asces-Unita é palco do Projeto Vidas Refugiadas. A exposição fotográfica retrata o cotidiano de mulheres refugiadas no Brasil. A exposição já passou por importantes espaços culturais do país, como o Museu da República (RJ) a FNAC (SP) e o Centro Cultural Ariano Suassuna (PB).

IES mais lembrada

Asces-Unita é reconhecida como instituição de ensino superior mais lembrada em Caruaru, essa constatação fruto de intenso trabalho desenvolvido na região nos últimos 57 anos é reconhecido mais uma vez, pelo prêmio Top Marcas.

Evento da Asces-Unita é incluso no calendário da Unesco

A II Roda Musical e de Diálogo sobre o Jazz, promovida pelo Núcleo Civitas em parceria com o Núcleo de Cultura e Artes (NCA), foi inclusa no calendário internacional comemorativo ao Dia do Jazz (jazzday.com).

Asces-Unita representa Pernambuco no lançamento da rede ODS Universidades/ ONU

Foi lançada, em Brasília, a Rede ODS Universidades, que tem o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) como um dos fundadores. No Nordeste, apenas três Instituições de Ensino Superior fazem parte do grupo de trabalho e a Asces-Unita é uma delas.

Centro de Diagnóstico por Imagem Digital

Foi assinado o termo de colaboração para a estruturação do Centro de Diagnóstico por Imagem Digital da Asces-Unita. O ato contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho. A instalação do Centro será uma expansão do Projeto Asa Branca de Combate e Prevenção ao Câncer de Boca.

Escola Experimental

A Asces-Unita, através de seu curso de Licenciatura em Educação Física, firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Caruaru. A partir de então, os estudantes da instituição poderão aplicar seus conhecimentos na Escola Experimental de Aplicação, localizada na Escola Municipal Prefeito Anastácio Rodrigues, no bairro do Salgado.

Programa de Adoção Jurídica de Presos completa 15 anos

O programa de extensão completa 15 anos de atuação ininterruptas, aliando a prática penal aos acadêmicos do curso de Direito da Instituição, sempre com uma visão humanística e atendendo nos âmbitos acadêmico e jurídico.

Delegação do consulado americano realiza visita a Asces-Unita

Na ocasião, foram tratados temas como: processos para aquisição do visto norte-americano por parte de brasileiros; a carreira diplomática e perspectivas de cooperação na Era Trump.

Terra Vermelha foi presenteada no centenário de Tabosa de Almeida

Durante todo o dia 17 de abril, Terra Vermelha, um dos distritos rurais da cidade de Caruaru, esteve em festa na celebração em homenagem aos cem anos de nascimento de Adalberto Tabosa de Almeida. O dia foi de ações sociais e contribuições para a comunidade do lugar, afinal, o jurista, que nasceu na localidade, escreveu um dos mais importantes capítulos da história da educação superior do país: implantou as primeiras faculdades de todo o interior do Norte e Nordeste do Brasil, ainda na década de 1950.