Por um ambiente menos caótico
Mesmo que seu ofício seja a mais pura calmaria, você há de convir que nem sempre as coisas parecem estar no mesmo lugar de sempre. Pode ser que seu chefe surja com novas demandas urgentes, enquanto do outro lado um diretor sofre com as inúmeras pressões do mercado. Não escapa ninguém. Nem mesmo aqueles que atuam por conta própria e precisam cumprir com as despesas básicas do final do mês. Ainda assim, calma. Segundo especialistas na área de desenvolvimento profissional, eis uma boa hora para respirar fundo e refletir sobre o ambiente de trabalho e começar a ter atitudes positivas para aliviar os problemas.
De acordo com o consultor e coach, Dodi Fontes, o primeiro cuidado é com o relacionamento interpessoal. “É preciso ter um bom convívio com seu parceiro de trabalho, pois isso amenizará a competitividade e qualquer outro clima difícil. Chamamos isso de ‘reumanização’ ou voltar ao princípio básico de cuidar do outro”, diz ele ao lembrar que a tecnologia, embora facilite nos processos práticos, pode isolar as pessoas mesmo nos seus tempos livres. De olho na justificativa mais comum para essa e outras situações do dia a dia, “a falta de tempo”, Fontes orienta fazer uma programação continua de tarefas. “Diariamente, ao chegar à empresa, programe-se sobre o que irá produzir, classificando o que é importante, urgente e circunstancial. Dessa forma, se há planejamento, é possível negociar a inclusão ou não de novas demandas”, completa.
Vale lembrar que, quando se fala em ambiente corporativo, pressão e desafios vão sempre existir na busca por resultados. Contexto que, para a psicóloga e coach Cristiane Souza, vem extrapolando os limites e influenciando na piora da saúde de muitos trabalhadores Brasil afora. “Um lugar que era para ser fluido, por ser onde passamos a maior parte do nosso tempo, tem se tornado cada vez mais tenso. E, por mais qualificadas que os colaboradores sejam para um cargo, eles enfrentam um processo emocional frágil, inclusive adoecendo”, acrescenta. É hora, então, de fortalecer atitudes positivas, com a certeza de que se está no caminho profissional certo. “Nesse mundo de imperfeição, as pessoas não estão encontrando a felicidade, e elas não devem esquecer daquilo que realmente gostam”, defende a especialista. Ainda sobre a lista de ações benéficas, vale utilizar a psicologia positiva e enxergar até o lado bom dos problemas. “É como dizem: ‘enquanto uns choram, outros vendem lenço’. Quem só vê a parte negativa, não tem visão do futuro. Mas isso, sem apagar a realidade da situação”, explica Fontes. Numa espécie de top 5 das atitudes saudáveis, ele ainda lembra o uso da criatividade para transformar imprevistos em soluções e, por fim, o mais difícil, saber se desligar na hora certa. “Fique sozinho com sua família, seus livros, amigos. Arrume uma situação social e lembre que não somos apenas profissionais, mas, sim, pessoas que se completam com o trabalho”, conclui.
Fonte: Folha de São Paulo