As ações articuladas de cidadania e direitos humanos “Adoção Jurídica de Cidadãos Presos” (Asces – desde 2001) e “Formação de Professores para o Sistema Penitenciário” (UFPE – desde 2009) foram o foco de um artigo publicado na Revista Eletrônica de Educação. A obra foi produzida pela coordenadora do projeto de Adoção, Perpétua Dantas e a docente integrante do programa, prof. Paula Rocha, e tem como título “Adoção de Cidadãos Presos e Formação de Professores para a Prisão: Ações de Fraternidade Política e Direitos, aproximando a extensão universitária da Asces no Agreste pernambucano”.

Esta divulgação acontece próximo ao aniversário de 13 anos de atividades do projeto da Asces, celebrado em 11 de setembro. O destaque se dá pelo fato de ser uma das mais importantes revistas científicas dedicadas à educação no Brasil.  “A publicação mostra que a Asces está no caminho certo e viver extensão universitária na área das Ciências Humanas e Sociais é também produzir pesquisa de qualidade bebendo em nossa própria fonte”, declara Perpétua Dantas.

O artigo fala sobre a importância de projetos de extensão e explica o funcionamento das iniciativas apresentadas. No contexto em que estão inseridos estes programas – o ambiente carcerário -, as autoras destacam a importância de defender os direitos humanos dos prisioneiros como os de qualquer outro cidadão livre, destacando a defesa da condição humana do presidiário. Para acessar o artigo publicado, clique aqui.