A docente dos cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva, Thaís Andréa de Oliveira Moura, participou do XV Colóquio Panamericano de Investigación en Enfermería, que aconteceu no Centro Cultural Universitário Tlatelolco, na cidade do México.

O colóquio é um evento bianual e tem o objetivo de ser uma grande oportunidade de difundir resultados de pesquisa em enfermagem e oportunizar estes conhecimentos para saúde universal, e é voltado para pesquisadores nas diversas áreas da Enfermagem que neste ano teve como tema central “La Investigación en Enfermería Contribuiciones del cuidado a saúde universal”.

A professora, Thaís Moura, que é Enfermeira Sanitarista e Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE, foi a única brasileira a concorrer ao prêmio, Maricel Manfredi, com o trabalho ‘Avaliação de Enfermagem das Necessidades do Adicto – AENA – construção e validação’, a pesquisa foi a única no tema explorada no evento.

“Desenvolvi durante minha dissertação de mestrado e teve o objetivo de elaborar um protocolo que aproprie o profissional de enfermagem para construção do perfil do estado de saúde mental de drogaditos com base nas teorias do cuidar em enfermagem. Com isso promovo as redes de colaboração do cuidado como a Red Iberoamericana de Investigación en Educación em Enfermería (RIIEE), da qual faço parte, que contribuem para o desenvolvimento da profissão”, explica Thaís.

Ao final do evento o trabalho da professora Thais Moura ficou classificado em segundo lugar geral, que para ser selecionado o trabalho passou por uma banca rigorosa de docentes de universidades do Brasil, México, Estados Unidos, Peru, Colômbia, Chile, Canadá, Cuba, Argentina e Portugal.