O fotógrafo recifense Igo Bione promoveu, neste sábado (27), uma palestra no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). A atividade foi direcionada para estudantes do curso de Jornalismo da instituição, com a proposta de apresentar aos alunos características e possibilidades da produção fotojornalística na atualidade.

Entre as ideias compartilhadas com os estudantes, Igo destacou as muitas possibilidades de atuação dos futuros profissionais no seguimento fotográfico. Também, o quanto que a fotografia e os conhecimentos que fundamentam a prática dela são úteis para o entendimento de outros cenários do Jornalismo – a exemplo da produção audiovisual.

“As nossas vivências nos ajudam a compor cenários, a desenvolver as atividades que lidamos no dia-a-dia de trabalho. Costumo dizer que ‘a fotografia é a espera em busca de um olhar’. O diferencial continua sendo a capacidade de observar e registrar instantes únicos”, destacou durante a conversa com os futuros profissionais a serem formados pela Asces-Unita.

Com duração de duas horas, a palestra também abriu espaço para o esclarecimento de dúvidas e a interação dos estudantes com o profissional.

PERFIL – Formado em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Igo Bione dedica-se há anos às atividades no campo da fotografia (em especial, à jornalística).

Já fotografou para grandes jornais do Estado, a exemplo da Folha de Pernambuco e do Jornal do Commercio. Nos sete anos dedicados ao jornalismo impresso, registrou acontecimentos do cotidiano e outros que renderam cadernos especiais. Neste último segmento, destaque para produção de imagens na Antártida, com uma delas sendo premiada pela National Geographic como ‘A escolha dos leitores’.

Atualmente, dedica-se à produção independente, atuando como correspondente para algumas das maiores revistas do país: Veja e IstoÉ.