Em tempos em que as mudanças climáticas projetam cenários incertos quanto à produção de energia elétrica através de hidrelétricas, o Nordeste desponta como potencial fonte de energia, graças a incidência solar. Nessa perspectiva, os  professores Miguel Melo (Faculdade Asces), Adriana Nascimento (Professora Consultora Asces), Ricardo Moreira (UFPB) e Sérgio Campello (Professor Consultor da Asces) desenvolveram um artigo que será apresentado no XXI International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, no mês julho, na cidade de Aveiro, em Portugal. 

O trabalho entitulado  “A Case Study of Photovoltaic Solar Energy in Brazil” (Um Estudo de Caso e Energia Solar Fotovoltaica no Brasil) apresenta um estudo de energia solar fotovoltaica e a aplicação em empreendimentos no Nordeste do país, além da viabilidade de implantação.  No estudo, as regiões nordestinas do Agreste e Sertão são apresentadas como potências mundiais em termos de radiação solar, de forma que nos últimos anos têm se realizado estudos e pesquisas para a aplicação desta fonte no campo industrial da região.

No contexto atual, as fontes renováveis de energia se apresentam como alternativa para suprir a demanda social em relação à qualidade e o consumo de energia nos parâmetros modernos, como foco no desenvolvimento sustentável e acessível a todos. O sol passa a ser uma fonte energética que não se esgota, viabilizando projetos que tendem a sanar os gargalos elétricos atuais.