A Faculdade Asces realiza durante o mês de maio uma série de atividades comemorativas aos seus 55 anos de criação. A primeira ação acontecerá nesta quarta-feira (07), das 8h às 17h em diferentes locais de Caruaru, além de um encontro cultural às 18h em frente à Instituição. Serão oferecidos gratuitamente serviços de saúde e atendimentos jurídicos, além de apresentações artísticas.

Abaixo você confere as atividades específicas de cada localidade e o endereço onde as equipes montarão a estrutura para os atendimentos. A Jornada de Aniversário faz parte de uma vasta programação preparada para celebrar o aniversário da Asces, e busca unir a faculdade, seus estudantes e colaboradores para beneficiar a comunidade em diferentes áreas de atuação.

Vila do Rafael

Em comemoração aos seus 55 anos e renovando o compromisso social com a população, um grupo da Faculdade Asces visita, nesta quarta (07) a comunidade da Vila do Rafael, na Zona Rural de Caruaru, para oferecer serviços gratuitos. A ação acontece das 8h às 17h na Creche Nerine Francisca de Carvalho (CMEI), localizada no Sítio Rafael de Fora – 2° Distrito e tem, como uma das vertentes, dinâmicas socioeducativas sobre a prevenção do uso de drogas.

Prevenção ao câncer de boca

Entre as demais atividades, está a proposta do Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao câncer de boca, que realiza análise bucal e orientação sobre a saúde e higienização correta do local. O projeto foi criado em 2001 e, ao longo dos seus 13 anos, já efetuou cerca de 200 mil exames por três estados do Nordeste, encaminhando para o tratamento nas próprias clínicas odontológicas da Asces os pacientes diagnosticados com alguma lesão.

Detecção de micoses

Também será feita a análise e orientação sobre a prevenção e detecção de dermatomicoses, que são micoses (infecções da pele) provocada por fungos. Os testes são rápidos e feitos através da coleta de células do local infectado, sem nenhum corte ou perfuração do paciente, e analisados pelos estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia. Com a comprovação, o indivíduo é orientado sobre o tratamento adequado.

Incontinência urinária

Outro foco é o diagnóstico e tratamento da incontinência urinária através de orientações e dicas da fisioterapia urológica. Estudantes farão ainda uma apresentação teatral para demonstrar o que é e como combater o problema, visando a educação e saúde através de uma linguagem simples, para melhor atender o público da zona rural.

Direito da Família

O direito da família vai ser o tema principal das orientações jurídicas oferecidas por professores e estudantes do curso de Direito. Conversas com foco na mediação e resolução dos problemas familiares a nível jurídico serão promovidas, e, para os casos mais graves, haverá o encaminhamento para o Escritório de Práticas Jurídicas da Asces, que também oferece atendimento gratuito à população.

 

Murici (Zona Rural)

Como parte da programação da Jornada de Aniversário, em que visita sete diferentes pontos da cidade, a Faculdade Asces estará presente, através de uma equipe multiprofissional, na comunidade do Murici, na Zona Rural de Caruaru. Serão oferecidos, das 8h às 17h, diferentes serviços gratuitos para a população, na Escola Municipal Maria Bezerra Torres.

Obesidade e doenças decorrentes

Um dos principais focos da ação é a identificação e orientações de prevenção e combate aos problemas causados principalmente pela má alimentação. Aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) – que identifica, por exemplo, graus de sobrepeso e obesidade –, verificação de medidas antropométricas, como peso e circunferência abdominal e orientações sobre os cuidados com a Hipertensão e Diabetes serão realizados com os moradores do local.

Saúde Bucal

A saúde bucal também ganha destaque com orientações básicas sobre a higiene da boca, esclarecendo mitos e verdades sobre o tema, além da aplicação de flúor, evidenciação de placa bacteriana e ensinamentos sobre a forma correta de realizar a escovação dental.

Plantas medicinais e atendimento massoterapêutico

O uso das plantas medicinais (fitoterápicos) também será esclarecido na ação, além de dicas como se prevenir das parasitoses e assistência farmacêutica em geral. A população também poderá contar com atendimento massoterapêutico, com diferentes técnicas de massagem.

 

Bairro Rendeiras/Cedro

O CRAS Rendeiras do Cedro será um dos polos de atendimento e serviços gratuitos oferecidos para a comunidade nesta quarta-feira (07), pela Faculdade Asces. A ação será realizada das 8h às 17h na Rua do Cedro, 520 – Bairro Cedro, e faz parte da Jornada de Aniversário, que celebra os 55 anos de criação da instituição. O curso técnico de Citopatologia traz informações sobre o profissional técnico em citolatologia como atuante na saúde da população.

Meio ambiente e sustentabilidade

Entre as atividades ofertadas, haverá a apresentação de projetos de sustentabilidade ambiental, com a proposta da casa sustentável e do tratamento de afluentes. A ideia é conscientizar a população da importância de se tomar atitudes visando o futuro do planeta, buscando soluções que funcionem a longo prazo para a preservação ambiental.

Higiene Bucal

Haverá ainda instruções sobre a higienização bucal correta, com estudantes e professores do Projeto Mestres do Sorriso, que engloba universitários dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia com o objetivo de desenvolver  atividades lúdicas junto a crianças hospitalizadas. Assim, o grupo as ajuda a enfrentar a tensão desencadeada pela enfermidade e internação hospitalar.

Prevenção ao câncer de colo uterino

O projeto de extensão “Prevenção ao câncer do colo uterino” fornecerá informações de como evitar este tipo de câncer, que é considerado o terceiro mais comum entre mulheres no Brasil. Um dos objetivos é a conscientização a respeito da importância dos exames preventivos, e o esclarecimento de dúvidas sobre o procedimento.

Avaliação física e produtos estéticos

As ações incluem ainda a avaliação física e postural dos integrantes da comunidade, a prescrição de atividades físicas e explicações sobre sua importância. O público pode acompanhar também a produção de hidratantes e shampoo pelos estudantes, com distribuição de pequenas amostras dos produtos.

 

Alto Do Moura

A população residente no Alto do Moura recebe, nesta quarta-feira (07), um grupo multiprofissional da Faculdade Asces, que oferecerá gratuitamente diversos serviços. A concentração da equipe será na Associação de Moradores, localizada na Rua Mestre Vitalino, 107 – Alto do Moura, e se caracteriza como uma das celebrações do aniversário de 55 anos da instituição.

Obesidade e doenças decorrentes

A comunidade poderá realizar a aferição de pressão arterial, avaliação postural, cálculo de medidas antropométricas – que incluem peso e circunferência abdominal, e do Índice de Massa Corporal (IMC) – avaliação que detecta, por exemplo, graus de sobrepeso e obesidade. Além disso, serão dadas orientações sobre os cuidados com a Hipertensão e Diabetes.

Saúde física do trabalhador artesão

Com foco específico no trabalho dos artesãos, será promovida a Cinesioterapia laboral (ou ginástica laboral) para estes trabalhadores. Este conjunto de práticas de exercícios físicos é realizado no ambiente de trabalho com a finalidade de exercitar e preparar cada pessoa da equipe para suas atividades diárias.

Pesquisas e seus resultados

A ocasião será aproveitada também para a aplicação de pesquisas voltadas à administração pública e para a apresentação dos resultados do estudo do projeto “ExpoArte”, do curso de Relações Internacionais. Este realizou uma análise com os artesãos do Alto do Moura, visando a exportação de suas peças para países estrangeiros.

 

Bairro São João da Escócia

A Academia das Cidades do bairro São João da Escócia vai ser a sede de diversos serviços oferecidos gratuitamente pela Faculdade Asces nesta quarta-feira (07). O local, situado na Rua Maria Antonieta, receberá a equipe da instituição para atendimentos das 8h às 17h, como parte das comemorações dos 55 anos da Faculdade.

Obesidade e doenças decorrentes

Ligadas às atividades praticadas na academia da cidade, serão promovidas aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) – que identifica, por exemplo, graus de sobrepeso e obesidade –, verificação de medidas antropométricas, como peso e circunferência abdominal e orientações sobre os cuidados com a Hipertensão e Diabetes. A capoeira e o Maculelê também ganham destaque com ativações esportivas no local.

Educação popular, saúde e diteiro

Complementando a programação, uma parceria com agentes comunitários de do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) fornece oficina sobre Educação Popular e Saúde. Haverá ainda orientações jurídicas sobre Direito de Família e, a partir desta primeira conversa, os casos mais sérios serão encaminhados para atendimento no Escritório de Práticas Jurídicas da Asces.

 

Marco Zero

Uma grande ação social, que faz parte da celebração dos 55 anos da Faculdade Asces, acontece nesta quarta (07), no Marco Zero de Caruaru. Situado em uma das principais avenidas da cidade, a Rua 15 de Novembro, no Centro, o local recebe quase 20 diferentes serviços gratuitos para a população, entre eles, orientações e ações educativas sobre o sistema de saúde.

Obesidade e doenças decorrentes

Um dos é a identificação e orientações de prevenção e combate aos problemas causados principalmente pela má alimentação. Aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) – que identifica, por exemplo, graus de sobrepeso e obesidade –, verificação de medidas antropométricas para identificação de riscos cardiovasculares, como o peso e a circunferência abdominal, além de avaliação postural, e orientações sobre os cuidados com a Hipertensão e Diabetes (incluindo a medição da glicemia no sangue).

Meio ambiente e sustentabilidade

O meio ambiente é a pauta da apresentação de projetos de sustentabilidade ambiental, com a proposta da casa sustentável e do tratamento de afluentes. A ideia é conscientizar a população da importância de se tomar atitudes visando o futuro do planeta. O uso das plantas medicinais (fitoterápicos) também será esclarecido na ação, além de dicas como se prevenir da anemia e das parasitoses e assistência farmacêutica em geral.

Detecção de micoses

A população também poderá contar com atendimento de massagem facial,  limpeza de pele e detecção de dermatomicoses (micoses/infecção da pele provocada por fungos). Esses últimos testes são rápidos e feitos através da coleta de células do local infectado, sem nenhum corte ou perfuração do paciente, e analisados pelos estudantes. Com a comprovação, o indivíduo é orientado sobre o tratamento adequado.

Direito do consumidor, administração pública e intercâmbio internacional

Na área de humanas, acontecerá a aplicação de pesquisas voltadas à administração pública, informações sobre intercâmbio internacional e orientação jurídica sobre Direito do Consumidor, com dicas e explicações baseadas no Código de Defesa do Consumidor.

Atividade física

A programação conta ainda com um aulão de dança promovido pelos cursos de Educação Física da Asces e com um flash mob, atividade que vai movimentar o centro de caruaru, e entreter o público enquanto este é atendido nos outros serviços disponibilizados no local.

 

Faculdade Asces

As instalações da própria Faculdade Asces também serão pontos de ação da Jornada de Aniversário, nos dois campi situados na Av. Portugal – Bairro Universitário. Entre as atividades gratuitas programadas, estão práticas esportivas e de recreação, além de manifestações culturais. A partir das 8h até às 17h acontecerão as ações de lazer e esporte no Campus II.

A partir das 17:30h todos os envolvidos nas atividades realizadas em diferentes pontos de Caruaru e os demais estudantes se encontrarão em frente ao Campus I da instituição para um grande congraçamento com a presença de artistas convidados. Toda a comunidade pode participar desta festa, que marca o início das celebrações dos 55 anos da Faculdade Asces.