A utilização de energia renovável é uma tendência na época em que a preservação ambiental é uma preocupação global. Em Pernambuco, na Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico foi desenvolvido um projeto que visa produzir biodiesel com o diferencial do uso da energia solar, a partir da criação de um protótipo usando materiais recicláveis e, diferente da produção industrial que utiliza o vapor como fonte de energia, coletores solares feitos com garrafas pet fazem esse papel.

O projeto está sendo desenvolvido pelo concluinte do 9º período de Engenharia Ambiental da Asces, Sérgio Ricardo, orientado pelo coordenador do curso e professor Luiz Pimentel desenvolveu o protótipo deste projeto.

De acordo com o professor Luiz Pimentel, o vapor, obtido a partir da queima de combustíveis fósseis ou energia é fonte elétrica para a produção de biodiesel em laboratório. “Na esfera industrial, o aquecimento é feito com vapor. Então se queima um combustível (fóssil ou biomassa) que fornece energia ao caldeirão de água e o vapor fornece o aquecimento”, explica o orientador.

O protótipo construído pelo estudante utiliza como princípio a captação de energia solar através de um procedimento simples, usando por base garrafas pets e caixas de leite pintadas de preto fosco. “Elas servem como espelhos às avessas”, lembra Pimentel. Foi possível obter a temperatura ideal para a reação química, entre 51ºC às 14h na área da piscina do Campus II.

O resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Sérgio, iniciado em maio de 2013 é a produção de biodiesel com o diferencial do uso da energia solar. Para o graduando, a questão da energia solar, que é renovável e abundante no Brasil e principalmente no Nordeste, além do uso de material reciclável, que poderia ser jogado no lixo e a preservação do meio ambiente estimularam o trabalho. “Achei interessante a questão da parte ambiental”, conclui o estudante.