A Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), instituição com quase 55 anos de criação tem uma história pautada pelo pioneirismo no Norte e Nordeste do país ao oferecer educação superior em pleno Agreste Pernambucano. Marca de sua atuação, a realização de eventos científicos e de propostas de discussão sobre assuntos contemporâneos, foi novamente evidenciada nesta terça-feira (08) com o início do III Congresso de Administração Pública e do I Simpósio de Saúde Coletiva. Mais de 250 pessoas estiveram presentes na conferência de abertura.

No turno da tarde, a programação começou com o pré-congresso, no qual foram apresentados estudos em formato de Grupos de Trabalhos, na sede da Asces. “Foram 80 trabalhos inscritos e os mais de 50 aprovados. Estamos muito felizes com o engajamento de estudantes de outros cursos”, comentou a professora Khaterine Lages, que conduziu os trabalhos da comissão científica do congresso.

À noite, foi promovida a conferência de abertura, com a formação de mesa de honra com a presença de autoridades políticas e acadêmicas. Em seguida, foi a vez da apresentação da palestra sobre Gestão da Saúde: quebrando paradigmas, com a presença do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Christian Alcântara.

Compuseram a mesa de honra, o diretor geral da Faculdade Asces, o professor Paulo Muniz, a representante do Governador do Estado, a recém-empossada Secretária Estadual de Saúde, Ana Maria Cézar de Albuquerque, o vice-prefeito de Caruaru, o médico Jorge Gomes e o diretor da ACIC, o médico Márcio Mahon. E conduzindo os trabalhos, estiveram os professores Osório Chalegre e Francisco Santos, respectivamente, coordenadores dos cursos de Administração Pública e de Saúde Coletiva da Instituição. Para os coordenadores do evento, a união entre os dois cursos possibilitou evidenciar assuntos que são polêmicos e, sobretudo, importantes para a população.

A Secretária Estadual de Saúde esteve em missão oficial na cidade pela primeira vez à convite da Asces e em seu pronunciamento destacou a relevância da temática do evento e a necessidade de discussões amplas com os públicos acadêmicos, “pois, serão os futuros profissionais a ocuparem funções e cargos na administração”.

Após os pronunciamentos das autoridades acadêmicas e políticas, a plateia pôde conferir a exposição do professor Christian Alcântara. Com uma ampla experiência na área acadêmica e de gestão pública neste segmento, o docente que veio do Paraná especialmente para a cidade de Caruaru para participar do evento, fez questão de mostrar o panorama do cenário nacional sobre a administração direta e indireta na área da saúde.