O professor Uoston Holder do curso de Odontologia da Faculdade Asces foi o único Cirurgião-Dentista, do estado de Pernambuco, escolhido para receber a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, concedida pelo Conselho Federal de Odontologia.

A homenagem tem como finalidade distinguir, anualmente, cirurgiões-dentistas e autoridades pelos relevantes serviços prestados à Odontologia Brasileira. As indicações dos nomes para recebê-la são votadas por uma Comissão constituída de eminentes integrantes da classe.

O docente que se aposenta em agosto de 2014, iniciou sua carreira acadêmica em 1965 lecionando na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), depois atuou na Universidade Potiguar (UnP) e atualmente trabalha na Faculdade Asces, onde criou e coordena o Projeto de Extensão Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca. O projeto já realizou mais de 100 mil exames, beneficiando populações carentes nos municípios, da Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco, Agreste e Sertão Pernambucano, Sertão Paraibano e Alto Sertão Sergipano.

Para o professor Uoston Holder esse reconhecimento é único na vida de um profissional liberal. “Essa homenagem é um marco na carreira de qualquer profissional liberal, ser reconhecido nacionalmente, é algo ímpar, pois você atuando no interior do Nordeste do Brasil, aqui em Caruaru, ser o único em Pernambuco, entre tantos, escolhido para receber essa homenagem, é maravilhoso!”, comenta Holder.

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) enfatiza a alegria de ver Pernambuco representado no cenário odontológico nacional pelo ilustre docente, e reporta que essa comenda referenda as várias gerações de Cirurgiões-Dentistas que aprenderam atuar eticamente.

A outorga será entregue durante a solenidade comemorativa do 50º aniversário da criação dos Conselhos de Odontologia, no dia 09 de abril de 2014, no Clube Naval, na Asa Sul, em Brasília-DF, onde também será entregue a Medalha Comemorativa do Jubileu de Ouro.