O auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) ficou lotado na manhã desta terça-feira (25) durante a solenidade de instalação da Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo. A ação, inédita no Brasil, é fruto de uma parceria entre a Unicap e a Faculdade Asces. A mesa de abertura foi composta pelo Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens; pelo diretor geral da Asces, prof. Paulo Muniz Lopes; pelo presidente da Regional Nordeste 2 da CNBB e bispo de Palmares, Dom Genival Saraiva; pelos professores Fernando de Andrade (Asces) e Thales Castro (Unicap), ambos representando institucionalmente a Cátedra.

A chegada da conferencista, a presidente do Movimento dos Focolares, Drª Maria Voce, que também fez parte da mesa, foi emocionante. Ao som da Ave Maria interpretada pela cantora Surama Reis e pelo músico Percy Marques, do grupo MPB Unicap, ela foi aplaudida de pé pelo público. A abertura oficial do evento se deu em discursos proferidos pelo Padre Pedro Rubens e o professor Paulo Muniz.

Dom Genival também discursou sobre a importância desse novo ambiente de pesquisas acadêmicas. “Trata-se de uma grandeza de visão, largueza de coração e uma imensa noção de cidadania. É a prova de que essas instituições vão além dos seus muros. Quero expressar a alegria da Igreja por esta iniciativa”.

Um vídeo produzido na Itália e com 13 minutos de duração mostrou a trajetória de Chiara Lubich, desde a sua origem familiar, passando pelo pós-guerra (1939-1945), até a construção da magnitude do Movimentos dos Focolares e sua capacidade peculiar de dialogar com os mais diversos líderes políticos e religiosos ao redor do mundo através dos valores da economia de comunhão e do humanismo fraterno. Outro momento marcante da cerimônia foi quando Maria Voce recebeu das mãos de Padre Pedro e do professor Paulo Muniz placas alusivas à Cátedra.

Livros e site – A solenidade também marcou o anúncio da criação do site da cátedra www.catedrachiaralubich.org e do lançamento de quatro livros:  Desafios, que traz uma entrevista com Maria Voce; Fraternidade e Humanismo: uma leitura interdisciplinar do pensamento de Chiara Lubich, que apresenta artigos oriundos da Escola ABBA, da Itália, e o discurso de Maria Voce proferido na solenidade de hoje; Cidadania, Participação e Fraternidade, que traz pesquisas originadas na Escola Civitas, realizada na faculdade Asces; e Fraternidade em foco: um ponto de visto político, com artigos desenvolvidos na Escola Civitas realizada na Universidade Federal da Paraíba.

Presenças e ausências – Marcaram presença na solenidade desta terça-feira (25) o prefeito de Igarassu, Mario Ricardo; a representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL- PE), Ana Cláudia Mendonça; e o vereador do município de Olinda Marcelo Santa Cruz.  Enviaram mensagens de justificativa de ausência  em função de compromissos previamente agendados e ao mesmo tempo de congratulações, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o senador Jarbas Vasconcelos; a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP); e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professora Maria José de Sena.

FONTE: Unicap