Numa iniciativa inédita no Brasil, a Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP/Recife e a Faculdade Asces/Caruaru criaram a Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo. O evento de instalação da Cátedra acontecerá na terça-feira (25/03), às 9h, no auditório G2 da UNICAP, em Recife, em evento voltado à comunidade acadêmica e, também, aberto ao público. Na programação, ocorrerá a conferência “O Humanismo de Chiara Lubich” com a presença da Dra. Maria Voce, Presidente Mundial do Movimento dos Focolare, criado por Chiara há 70 anos e atualmente presente em 200 países.

 

As duas instituições de ensino superior mantêm, desde vários anos, estreita ação colaborativa no campo acadêmico, visando atingir os seus objetivos, sobretudo na formação humanista dos seus estudantes e da comunidade universitária. Dentre estas iniciativas, destaca-se a realização, em outubro de 2012, do V Seminário Internacional da Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade – RUEF, o qual motivou a criação da Cátedra. A Universidade Católica de Pernambuco já conta com a Cátedra Dom Helder Câmara, voltada à sua obra e aos Direitos Humanos.

 

O êxito do citado evento estimulou as instituições em aprofundar tais estudos, desta feita dirigindo o interesse para o pensamento de Chiara Lubich – fundadora do Movimento dos Focolare – a qual se destaca por sua notável contribuição para a difusão da fraternidade universal e de sua atuação pela paz e pela unidade dos povos, religiões e culturas, principalmente como inspiradora de novas luzes lançadas em diversas áreas do conhecimento humano. Tal reconhecimento encontra amparo nos inúmeros títulos de Doutora Honoris Causa que recebeu, os quais lhe foram outorgados por universidades de todo o mundo e em diversas disciplinas: Teologia, Comunicação Social, Filosofia, Pedagogia, Artes, Letras, Psicologia, Ciências Humanas e, inclusive, no de Economia, que lhe foi concedido pela própria Universidade Católica de Pernambuco, em 1998.

Os organizadores da Cátedra observam que o estudo da fraternidade já encontra abrigo nos ideais e no imaginário modernos e, cada vez mais, distintos enfoques e perspectivas são revelados pelo debate acadêmico. “Expoente pensador da pós-modernidade, Zygmunt Bauman, ao analisar a tríade revolucionária francesa, afirma que os seres humanos, para alcançar a felicidade, precisam ser livres, iguais e fraternos, não sendo possível ser feliz individualmente no interior de uma comunidade socialmente infeliz. Também Edgar Morin defende a necessidade de que a fraternidade, ultrapassando os conceitos e/ou os preconceitos de sua aparente origem no cristianismo, seja o elo que permitirá um novo processo de aprendizado para a convivência social” afirma o Prof. Paulo Muniz, pesquisador da temática. Por outro lado, continua, “não se pode desprezar a importância de movimentos e ações que, explicitamente, defendem que a fraternidade vai muito além do que simplesmente estabelecer padrões de comportamento no âmbito das relações pessoais e privadas. Pelo contrário, existe a compreensão de que a fraternidade possui, de fato, uma dimensão pública a ser aprofundada e exercida nesse espaço. Assim, diante do quadro de desigualdades em que vivemos – em particular na América Latina – cremos que a economia e o direito, por exemplo, sobretudo no âmbito internacional, podem ser vistos e considerados sobre o prisma da fraternidade.”

 

Desta forma, como prosseguimento e consolidação da ação colaborativa entre as universidades, a UNICAP e a ASCES criaram, de maneira interinstitucional, a Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo, a qual se constituirá em espaço acadêmico privilegiado de debates, de estudos e de aprofundamento de sua obra e do seu pensamento humanístico. É pretensão, ainda, estimular a criação de uma rede de Universidades e organismos que, havendo reconhecido os méritos acadêmicos de Chiara, também lhe concederam o título de Doutora Honoris Causa.

 

O evento de instalação da Cátedra será conduzido por professores e pesquisadores das duas instituições e contará com representações do Brasil e do Exterior. A programação começará às 9h com o credenciamento dos participantes, gratuitamente, no Auditório G2 da UNICAP e logo em seguida a cerimônia de instalação, que contará com a presença do Reitor da UNICAP, Pe. Pedro Rubens, e do Diretor Geral da Faculdade Asces, Prof. Paulo Muniz. A partir das 10h, será realizada a Conferência “O Humanismo de Chiara Lubich” que será proferida pela Dra. Maria Voce, Doutora em Direito pela Universidade Notre Dame, dos Estados Unidos.

 

Na parte da tarde acontecerão duas mesas-redondas: às 14h30, com o tema “Unidade e Fraternidade como Paradigmas na Política, no Direito e nas Relações Internacionais”, que terá a condução dos professores Antonio Maria Baggio (Instituto Universitário Sofia-Itália), Thales Castro (UNICAP), Carlos Augusto Alcântara Machado (Universidade Federal de Sergipe – UFS) e Marconi Aurélio e Silva (Faculdade Asces); às 16h30, o tema exposto será “Comunhão, Reciprocidade e Agir Agápico em Economia e nas Relações Sociais” com as participações dos docentes Vera Araújo (Socióloga e Pesquisadora da Scuola Abbà-Itália), Jorge Cândido (UNICAP), Andreza Lucas (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e Lucas Galindo (Faculdade Asces). Às 18h, será promovida a cerimônia de encerramento com a condução dos professores Thales Castro (UNICAP) e Fernando Andrade (Faculdade Asces).

 

A Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo é uma instância acadêmica destinada a fomentar o debate em torno da figura de Chiara, que se destacou em diversos campos do conhecimento e que merece ser não só lembrada, por meio da preservação da sua obra intelectual, como também atualizada. Esta renovação se dará a partir das atividades da Cátedra, dentre as quais destaca-se a promoção de cursos de extensão em diversas linhas de engajamento socioeconômico, promoção de seminários e de outros eventos técnico-científicos, além do desenvolvimento de intercâmbio cultural e acadêmico entre instituições nacionais e estrangeiras.

Para participar, é preciso confirmar a presença por meio do endereço eletrônico [email protected] ou no telefone (81) 2119.4016.
 

Leia a Biografia de Chiara Lubich