Seminário Relações Internacionais e o Sul Global: Questões Conjunturais e Aspectos Teóricos, esse é o tema central do seminário promovido pelo curso de Relações Internacionais sob a organização dos professores Mikelli Ribeiro e Manuella Donato, que será realizado na terça-feira (25/02), das 14h às 18h, no auditório do Campus I da Instituição.

O evento contará com a presença de palestrantes da UEPB e UFPE que irão debater o papel desempenhado pelos países do eixo Sul na política internacional contemporânea, a partir da apresentação de pesquisas desenvolvidas por estudiosos da área.

“O chamado Sul Global ultrapassa a referência geográfica para indicar o lugar político ocupado pelos países submetidos à colonização e à exploração social em um sistema internacional historicamente hierarquizado e desigual”, explica a professora Manuella Donato ao comentar sobre os países do eixo Sul.

As palestras serão divididas em duas etapas, a primeira abordará temas relacionados a América Latina e a segunda aspectos teóricos. Toda comunidade acadêmica da Faculdade está convidada e não será necessária inscrição.

Segue programação:    

Palestras

1º Parte – A América Latina (14h às 15h45)

Tema: A influência da OEA na democracia na América Latina: os casos do Paraguai e Honduras                    

Palestrante: Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda | (Mestre em Relações Internacionais – UEPB e doutorando em Ciência Política – UFPE);

Tema: O processo de desecuritização do narcotráfico na UNASUL

Palestrante: Mariana Preta Oliveira de Lyra | (Mestra em Relações Internacionais – UEPB e doutoranda em Ciência Política – UFPE).

2ª Parte – Aspectos Teóricos (16h15 às 18h)

Tema: As Abordagens Pós-Coloniais e as Relações Internacionais: o processo de classificação estatal

Palestrante: Murilo Mesquita Melo e Silva | (Mestre em Relações Internacionais pela UEPB);

Tema: Índia pós 1991: estratégias e epistemologia do Sul

Palestrante: Anderson Matias Cardozo | (Mestre em Relações Internacionais pela UEPB).