A Faculdade Asces e o Central Sport Club, duas organizações tradicionais de Caruaru, promoveram coletiva de imprensa anunciando a renovação de convênio de cooperação técnica, nesta quinta-feira (30 de janeiro). O anúncio aconteceu na Sala de Imprensa do clube com a participação do corpo diretivo da Faculdade Asces, dirigentes do Central e corpo técnico do clube.

Representando a Faculdade Asces, estiveram presentes o diretor geral Paulo Muniz, o assessor de marketing, Ibrain Pereira, o coordenador do curso de bacharelado em Educação Física o professor Luciano Leonídio e a assessora de comunicação da Instituição a jornalista Diana Bezerra. O clube foi representado pelo presidente do conselho João Tavares, o diretor de patrimônio Jandoval Bezerra e o diretor de marketing Edson Rosal.

Este é o quarto ano da parceria que visa criar espaços de estágios para os estudantes da Faculdade Asces e também o beneficiamento com diversas atividades para a equipe profissional e de base dos clubes, proporcionando o acesso aos serviços de fisioterapia, odontologia, laboratório para exames de rotina, academia, piscina e campo de futebol que a Asces dispõe.

“Nós temos o intuito de não apenas oferecer a infraestrutura da área esportiva para os atletas, mas todos os serviços da área de saúde, como é o caso dos laboratórios e clínicas estarão à disposição dos atletas. Entendemos que esta parceria vai muito além de uma associação de marcas. É, sobretudo, uma parceria que visa qualificar cada vez mais um time caruaruense de reconhecido valor social”, mencionou o professor Paulo Muniz, diretor geral da Asces.

Esta dinâmica entre os dois órgãos existe desde 2010, quando foi celebrado o primeiro convênio e a partir de então atletas são beneficiados com os serviços oferecidos na Instituição de Ensino Superior (IES). As ações contribuíram para o suporte técnico nas temporadas de 2011 a 2013. Este convênio será voltado para as temporadas de 2014 e 2015.

A avaliação contínua e permanente do grupo de atletas juniores e de profissionais do Central também faz parte dos termos da parceria. “Além disso, os estudantes da Faculdade utilizarão os espaços dos clubes para a realização de pesquisas, estágios e atividades de extensão”, comentou o professor Luciano Leonídio, coordenador do curso de bacharelado em Educação Física da Faculdade Asces.

Para o presidente do Central Sport Club, o sentimento é de alegria com a renovação do convênio possibilitando que duas instituições tradicionais possam colaborar mutuamente. “São duas instituições de muito respeito na cidade. A Asces é reconhecida até no exterior, isso é muito bom. O Central está no caminho para continuar escrevendo a história do futebol do interior. Estamos classificados para série D e o nosso objetivo é ir mais longe”, comentou Tavares.

Outro viés do convênio é a inserção social, pois foi estabelecida a criação e manutenção do Centro de Treinamento e Avaliação Esportiva, na modalidade futebol, para jovens adolescentes com regularidade estudantil. Com isso, está sendo estimulada a matrícula, a frequência e o rendimento escolar dos jovens atletas nas redes estadual e municipal de ensino, realizando um diagnóstico individual, nos campos técnico, clínico, emocional e sócio econômico dos mesmos, incentivando-os a desenvolver habilidades esportivas individuais e coletivas.