O PAI faz parte das ações implementadas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, o programa da Faculdade Asces, iniciou nesta segunda-feira (02/09) e segue até o dia (30/09) com a aplicação dos questionários que visam avaliar o desempenho de professores, estudantes, Instituição e processo pedagógico. A avaliação deve ser realizada através do portal acadêmico no site da Faculdade www.asces.edu.br, computadores estão disponíveis para autoavaliação na sala de informática do Campus I, localizada na sede da Faculdade e a sala de informática do Campus II, localizada na Biblioteca.

Nesta terça-feira (03/09), às 19h30, será realizada no auditório, um Seminário de Sensibilização com os membros da CPA para os estudantes conhecerem o processo de autoavaliação. Na quinta-feira (05/09), às 10h o seminário ocorrerá no Campus II. “A avaliação institucional é o processo desenvolvido pela própria Instituição de Ensino com o objetivo de gerar informações e produzir conhecimentos acerca da realidade institucional, objetivando o redimensionamento da mesma a partir de decisões tomadas em função da melhoria da qualidade do ensino”, explica a coordenadora da CPA, Ana Paula Luna.

A CPA está em consonância com o art. 11, da Lei nº10.861/2004, como órgão de coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional, de orientação, de sistematização e de prestação de informações às unidades universitárias e ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Com 13 membros, a comissão tem como objetivo aperfeiçoar uma cultura de avaliação institucional que fomente a reflexão e revisão crítica das práticas educativas, a fim de alcançar a qualidade pedagógica nas políticas institucionais.

Nesta avaliação 2013.2 os estudantes estarão avaliando os professores, os cursos e a Instituição, já os professores estarão avaliando a Instituição e o curso. Esta é uma excelente oportunidade para a exposição de críticas, opiniões e dicas para a sempre qualificação do trabalho que é desenvolvido na Instituição. Por isso todos os discentes e docentes da Asces devem participar. Em 2012.2 um total de 1.883 estudantes dos 12 cursos participaram do programa.

O PAI foi criado em 2005 e desde então ele é aplicado anualmente. A partir dos resultados, já foram feitas melhorias na área de infraestrutura, segurança, tecnologia além da criação de Projetos de apoio aos discentes e aos docentes.