O auditório da Faculdade Asces estava lotado na manhã desta quarta-feira (28/08) para a realização da Aula Inaugural do Curso de Especialização em Gestão do SUS. Promovido de forma pioneira no Agreste de Pernambuco, a formação reunirá cerca de 150 profissionais de 32 municípios da região, com aulas semi-presenciais para três diferentes cursos. A realização é do Hospital Sírio-Libanês por meio de convênio entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado de Pernambuco, CONAS, CONASEMS e a Faculdade Asces.

A solenidade contou com a presença do Vice-Governador do Estado, João Lyra Neto, da Deputada Estadual, Raquel Lyra, do diretor geral da Faculdade Asces, Paulo Muniz, de representações do município de Caruaru e da 4ª Gerência Regional de Saúde, respectivamente, Aparecida Souza e Joice Rodrigues.

Durante o evento, o diretor geral da Faculdade Asces, Paulo Muniz, destacou o importante momento que a saúde pública no Brasil está vivenciando, sobretudo, no aspecto de investimentos em formação. “Esta é mais uma parceria entre a Faculdade Asces e organizações comprometidas com a educação. Cabe a nós, o papel de abrir as portas, assim como ocorre com os nossos cursos de graduação, unindo as visões em prol da formação continuada”, disse Muniz.

As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira, nas dependências da Faculdade Asces, a partir do dia 02 de setembro. Serão dez meses de atividades pela modalidade semipresencial. No Brasil, 20 unidades estão sendo contempladas por este convênio, em Pernambuco, apenas a Faculdade Asces está sediando o curso. Os tutores foram selecionados previamente e capacitados pelo Sírio-Libanês para a condução do trabalho no Estado.

Segundo Anderson Torreão, Gestor de Aprendizagem do Sírio-Libanês, a experiência de Caruaru será um piloto para a montagem de outros cursos no interior. “Já estamos planejando a formação de turmas em Petrolina, no Sertão”, adiantou Torreão.

A programação desta primeira etapa ainda contará com reuniões sistemáticas na tarde desta quarta e durante toda a quinta-feira. Confira a agenda:

Reunião por grupos

· Quarta-feira (28/08) (Asces – Campus I – Sala B 304)

* 13:30h às 16:30h – Turma de Educação na Saúde para Preceptores do SUS.

· Quinta-feira (29/08) – (Asces – Campus I – Sala B – 304)

* 8:30h às 11:30h – Turma de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde
* 14h às 17h – Turma de Regulação de Regulação em Saúde no SUS