O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) realiza no mês de agosto o curso Jürgen Habermas e as matrizes do pensamento contemporâneo ministrado por Filipe Campello, doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt e ex-aluno do CCBA. O curso é voltado para pessoas das áreas de filosofia, sociologia, direito e demais ciências humanas interessadas em conhecer o pensamento de Habermas e descobrir a sua relevância para os discursos contemporâneos.

O início será dia 8 de agosto, acontecerá em seis encontros programados para os dias 08, 15, 29 de agosto e 05, 12 e 19 de setembro deste ano, das 19h às 21h30, com carga horária total de 15 horas. O curso será na sede do CCBA, situado na Rua do Sossego,nº 364, no bairro da Boa Vista, Recife. Será concedido um certificado no final do curso aos participantes.

O curso irá apresentar os principais conceitos da teoria habermasiana, tais como esfera pública (“Öffentlichkeit“), discurso e razão comunicativa, sistema x mundo da vida,pensamento pós-metafísico, democracia e constelação pós-nacional. A partir da compreensão desses conceitos, serão discutidas as aplicações que Habermas desenvolve em diversos campos, proporcionando um debate interdisciplinar entreáreas como filosofia, sociologia, teoria política, comunicação, direito e bioética.

METODOLOGIA – Além das exposições pelo professor, serão fornecidos textos para cada encontro e estarão disponíveis livros na Biblioteca do CCBA. Outra ferramenta utilizada será o MOODLE, plataforma de apoio na aprendizagem na Internet e também debates interdisciplinares.

Filipe Campello fez sua graduação em Filosofia pela UFPE e o mestrado em Filosofia pela PUC-RS. O doutorado em filosofia pela Universidade de Frankfurt foi realizado através de bolsa do DAAD – Seviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico com uma tese sobre a relação entre política e afetos.

HABERMAS
– Considerado um dos mais influentes pensadores contemporâneos, Jürgen Habermas é autor de uma ambiciosa teoria, cuja ressonância se mostrou em diversas áreas – do direito à bioética, das teorias da comunicação à política. Também no Brasil o pensador alemão ocupa um papel de destaque, tendo recebido uma ampla recepção e se tornando – seja como influência ou como crítica – uma referência indispensável para vários autores. Se, por um lado, Habermas se apropria de filósofos como Kant e Hegel, e se insere na tradição conhecida como “teoria crítica”, por outro, o pensador alemão desenvolve sua teoria também a partir de um amplo diálogo interdisciplinar, onde destacam-se abordagens da sociologia, psicologia social e do desenvolvimento, teorias da linguagem, e, mais recentemente, antropologia do desenvolvimento e teologia. Nesse sentido, compreender o pensamento de Habermas não só abrange a apreensão de seus principais conceitos, mas também proporciona o contato com um dos modelos mais produtivos de pesquisa interdisciplinar. É a partir desse enfoque que este curso se propõe a discutiras múltiplas faces desta teoria, possibilitando ao participante uma visão de conjunto do pensamento habermasiano, bem como o fio condutor que o articula entre diversas áreas do conhecimento.

INSCRIÇÕES – A reserva da vaga pode ser feita mediante formulário no site do CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha www.ccba.org.br. Mais informações: christoph@ccba.org.br ou na Secretaria do CCBA: 081 – 3421.2173. Alunos e ex-alunos do CCBA terão desconto de 20%. O curso faz parte da programação oficial do Ano ¨Alemanha + Brasil 2013/2014¨ que visa intensificar o diálogo cultural e científico entre os dois países.

SERVIÇO
Curso Jürgen Habermas e as matrizes do pensamento contemporâneo, por Filipe Campello, doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt.
LOCAL: CCBA – CENTRO CULTURAL BRASIL-ALEMANHA | Rua do Sossego, 364 | Boa Vista – Recife/PE
CRONOGRAMA: 06 encontros nos dias 08/08, 15/08, 29/08 05/09, 12/09 e 19/09
HORA: das 19h às 21h30 (carga horária total: 15 horas)
INSCRIÇÕES*:
> Preços ATÉ 07 de agosto: à vista: R$ 275,00 ou taxa de matricula R$ 95,00 + 02 X R$ 95,00 (30/08 e 30/09/2013).
> Preços APÓS 07 de agosto: à vista R$ 315,00 ou taxa de matrícula de R$ 110,00 (à vista) + 02 parcelas de R$ 110,00 (30/08 e 30/09/2013)

** Emissão de certificado no final do curso para os participantes.

FONTE: CCBA