O MEC (Ministério da Educação) divulgou na última quinta-feira (1) as regras para os candidatos ao Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). As normas do programa, anunciado pela presidente Dilma Rousseff no dia 22 de julho, funcionarão como no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – que seleciona candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior –, mas será destinado ao preenchimento de vagas no ensino técnico. O programa será lançado nesta segunda-feira (5), quando o site entrará no ar.

Para participar do programa, as instituições de ensino deverão fazer adesão e apresentar uma proposta de oferta de vagas. Além disso, a instituição será responsável por definir a nota mínima de aprovação em cada curso. Outra definição da portaria no que se refere à instituição é de que não poderão ser cobrados os processos seletivos no âmbito do Situtec.

A seleção dos estudantes será feita de acordo com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mesmo sistema utilizado para classificação no Sisu e no Prouni (Programa Universidade para Todos), em que o estudante concorre vagas em instituições privadas de ensino superior.

SiSUTEC – Cursos Técnicos Gratuitos

As inscrições para cursos técnicos gratuitos estarão abertas de 6 a 12 de agosto, no Sisutec – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Quem pode se inscrever?
Quem já concluiu o ensino médio e realizou o Enem 2012.

Com informações da Universia Brasil e do mec.gov.br