No contexto de ressurgimento de busca da melhoria da qualidade da educação no Brasil, a questão da profissionalidade e da identidade docentes emergem como temáticas significativas, uma vez que o foco envolve a constituição do ser professor. Sobre esta temática, foram apresentados recentemente dois trabalhos científicos em eventos internacionais, na Espanha e na África.

Desenvolvidos por Conceição Valença, professora da Asces e Assessora de Projetos Educacionais da Instituição, os trabalhos foram expostos em formato de comunicação oral e trazem os seguintes títulos: Sentidos e características de profissionalidade docente por professores da Educação Superior e Perfil profissional de professores da EducaçãoSuperior como elemento constitutivo de identidade docente.

Durante os últimos seis meses, Conceição imergiu em Estágio do Doutorado na Universidade do Porto (Portugal) e vem participando ativamente de eventos e congressos científicos com o objetivo de apresentar os estudos desenvolvidos por ela. De malas prontas para o retorno ao Brasil no final deste mês de julho, a professora destaca que os estudos vem permitindo, entre outras questões, um aprofundamento e maior conhecimento acerca dos aspectos relacionados à profissionalidade e aos processos identitários dos docentes que atuam na Educação Superior.

“Os trabalhos apresentados nos congressos foram relevantes pela pertinência e atualidade dos seus conteúdos, bem como pela oportunidade de instigar reflexões sobre a formação e a atuação de professores da Educação Superior, junto a pesquisadores de diferentes países da Europa, da América Latina e da África Ocidental”, comenta a professora.

Doutorado

Conceição Valença está desenvolvendo uma pesquisa no Curso de Doutorado em Educação (UFPE), cujo objeto de estudo trata da constituição da profissionalidade docente e suas relações com a identidade profissional de professores que exercem a docência na Educação Superior. Atualmente a professora encontra-se na Universidade do Porto, em Portugal realizando um Estágio de Doutorado, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES – Fundação do Ministério da Educação (MEC) – Brasil.